Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Procurador do TPI visita Ucrânia e diz que país é ‘uma cena de crime’

Autoridade investiga possíveis crimes de guerra cometidas por tropas russas, sobretudo após relevações em Bucha

Por Duda Gomes Atualizado em 14 abr 2022, 17h09 - Publicado em 14 abr 2022, 17h08

Em visita à Ucrânia nesta semana para investigar acusações de supostos crimes de guerra cometidos por tropas russas, o procurador-chefe do Tribunal Penal Internacional (TPI), Karim Khan, passou pelas cidades de Bucha e Borodyanka, ao norte do país, onde recentemente foram descobertos centenas de corpos de civis em valas comuns.

“A Ucrânia é uma cena de crime. Estamos aqui porque temos motivos razoáveis ​​para acreditar que crimes dentro da jurisdição do TPI estão sendo cometidos”, disse Khan.

Após a retirada das tropas russas de Bucha, no início de abril, a Procuradoria Geral da Ucrânia divulgou que 410 corpos foram encontrados nas ruas, com sinais de terem sido sumariamente executados. As vítimas estariam trajando roupas civis e muitas estavam com as mãos atadas.

Na quarta-feira, 13, Khan se encontrou com a procuradora-geral ucraniana Iryna Venediktova, em Kiev, para cooperar em uma investigação independente do TPI e reafirmar o compromisso na “prestação de contas dos crimes cometidos na Ucrânia”.

Além da procuradora-geral, também estavam presentes o primeiro-pinistro ucraniano, o ministro da Defesa, o ministro da Justiça, o ministro do Interior e o vice-chefe do gabinete presidencial.

Continua após a publicidade

Na reunião, o primeiro-ministro, Denys Shmyhal, alegou que a Rússia vem cometendo crimes de guerra em massa e crimes contra a humanidade na Ucrânia desde 2014, época da anexação da península Crimea pela Rússia. Mencionou também o ataque com mísseis na estação ferroviária de Kramatorsk e os crimes em Mariupol “que a Rússia está tentando esconder”.

Segundo Volodymyr Zelensky, os especialistas do TPI já estão em Bucha, investigando os supostos crimes. Em março, a pedido de 42 países, o Tribunal Penal Internacional anunciou que faria uma investigação sobre crimes de guerra após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.