Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Professores de direito criticam procurador-geral de Trump

Nos anos 1980, Jeff Sessions foi rejeitado para o cargo de juiz federal por uma comissão do Senado após uma polêmica envolvendo piadas raciais

Por Da redação
Atualizado em 4 jan 2017, 21h24 - Publicado em 4 jan 2017, 20h53
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Donald Trump e o senador Jeff Sessions
    Donald Trump e o senador Jeff Sessions (Mike Segar/Reuters)

    A escolha do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, para ocupar o cargo de procurador-geral desagradou uma parte considerável da comunidade jurídica. A indicação de Jeff Sessions, senador do Alabama, foi criticada em uma carta aberta assinada por 1.226 professores de direito, na terça-feira.

    Os acadêmicos pedem que o Congresso, de maioria republicana, rejeite a sugestão de Trump, que será votada na próxima semana. O documento conta com o apoio de professores de Harvard, Yale, Stanford e outras 173 faculdades dos Estados Unidos, que representam 49 estados do país. No Alasca, o único de fora da lista, não há instituições de ensino jurídico.

    Na carta, os professores criticam as posições do republicano enquanto senador. Conservador, Sessions é conhecido por ser fortemente contrário à legalização do aborto, além de não apoiar direitos LGBT em votações no Congresso. Os acadêmicos também citam um episódio nos anos 1980, quando ele foi rejeitado para o cargo de juiz federal por uma comissão do Senado por fazer piadas sobre o Ku Klux Klan, organização que prega a supremacia branca nos Estados Unidos.

    Continua após a publicidade

    Na época, um ex-assessor acusou Sessions de ter dito que achava que os membros da Ku Klux Klan eram “legais, até descobrir que eles fumavam maconha”. O então advogado afirmou ter sido citado fora de contexto e negou que fosse racista.

    “Nada na vida pública do senador Sessions desde 1986 nos convenceu que ele é um homem diferente do advogado de 39 anos que foi considerado racialmente insensível para ser juiz federal”, afirma a carta. O procurador-geral nos Estados Unidos é aquele que ocupa o cargo de chefe do Ministério da Justiça, mas também exerce funções equivalentes ao procurador-geral da República e ao advogado-geral da União no Brasil. Ele é indicado pelo presidente e deve ser aprovado pelo Congresso.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.