Putin anuncia cessar-fogo temporário na guerra contra a Ucrânia
Presidente russo determinou que ações militares sejam pausadas até meia-noite de domingo. Ucranianos, porém, relataram novos ataques

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou neste sábado, 19, um cessar-fogo temporário por parte de seu país na guerra contra a Ucrânia. A “trégua de Páscoa” começa hoje às 18:00, no horário local (meio-dia, no horário de Brasília) e vai até meia-noite de domingo, no horário local (18:00 de domingo, em Brasília). O Ministério da Defesa russo disse que respeitaria a pausa desde que o outro lado também respeitasse.
“Eu ordenei que todas as ações militares sejam interrompidas durante este período”, afirmou Putin no canal do Kremlin no Telegram. “Presumimos que o lado ucraniano seguirá nosso exemplo. Ao mesmo tempo, nossas tropas devem estar prontas para repelir possíveis violações da trégua e provocações do inimigo, bem como quaisquer de suas ações agressivas”, acrescentou.
Oficiais ucranianos, no entanto, disseram à agência Reuters que as forças armadas russas continuaram atacando a Ucrânia. Em publicação no X, o antigo Twitter, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky chamou o cessar-fogo de “outra tentativa de Putin de brincar com vidas humanas”. Ele escreveu que “alertas de ataque aéreo estão se espalhando pela Ucrânia” e que “drones Shahed em nossos céus revelam a verdadeira atitude de Putin em relação à Páscoa e à vida humana”.