Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Putin desembarca no Oriente Médio para discutir petróleo, Gaza e Ucrânia

Escoltado por caças, presidente russo tem encontros marcados com MBS e outros líderes regionais

Por Da Redação
6 dez 2023, 11h10

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi escoltado ao Oriente Médio por quatro caças russos nesta quarta-feira, 6, para uma rara viagem ao exterior. Ele vai se encontrar com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, conhecido pela sigla MBS, para discutir a produção de petróleo e a OPEP+.

Putin e MBS se encontram depois que os preços do petróleo caíram, apesar da promessa da OPEP+, que agrupa a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e aliados liderados pela Rússia, de reduzir ainda mais a produção. Porém, não ficou claro o que presidente russo, que raramente deixou o país desde o início da guerra na Ucrânia, pretende abordar especificamente em sua primeira viagem a região desde julho de 2022.

‘Querido amigo’

O avião do presidente foi flanqueado por caças Sukhoi-35S, que o Ministério da Defesa mostrou voando ao lado de sua aeronave da Rússia até os Emirados Árabes Unidos. Em Abu Dhabi, o presidente xeique Mohammed Bin Zayed Al Nahyan chamou Putin de seu “querido amigo” e os jatos dos EAU saudaram o chefe do Kremlin com um sobrevoo usando as cores da bandeira russa.

“As nossas relações, em grande parte devido à sua posição, atingiram um nível sem precedentes”, disse Putin ao xeique. “Os Emirados Árabes Unidos são o principal parceiro comercial da Rússia no mundo árabe.”

Putin disse que a Rússia e os Emirados Árabes Unidos cooperaram como parte da OPEP+, cujos membros extraem mais de 40% do petróleo mundial, acrescentando que discutiriam o conflito Israel-Hamas e a guerra na Ucrânia.

Continua após a publicidade

Visita à Arábia Saudita

Depois dos Emirados Árabes Unidos, Putin deve viajar para a Arábia Saudita para o seu primeiro encontro presencial com MBS desde outubro de 2019. O Kremlin disse que, além do petróleo, os líderes devem falar sobre a guerra entre Israel e os militantes do Hamas, a situação na Síria e no Iêmen e questões como garantir a estabilidade no Golfo.

A Arábia Saudita e a Rússia controlam um quinto do petróleo bombeado diariamente e mantém relações próximas. MBS tem procurado reafirmar a Arábia Saudita como uma potência regional com menos dependência para com os Estados Unidos, que fornece a Riad a maior parte das suas armas.

Já Putin continua sua tentativa de cortejar aliados em todo o Médio Oriente, África, América Latina e Ásia em meio de tentativas ocidentais de isolar Moscou.

Continua após a publicidade

Divergências na OPEP+

Riad e Moscou precisam de preços elevados para o petróleo, que é a força vital das suas economias. A questão para ambos é saber quanto do fardo cada um deverá assumir para manter os preços elevados e como verificar o que está sendo feito.

A OPEP+ atrasou a sua reunião no mês passado por vários dias devido a divergências sobre os níveis de produção. O ministro da Energia da Arábia Saudita disse que a OPEP+ também queria mais garantias de Moscovo de que cumpriria a sua promessa de reduzir as exportações de combustíveis.

As relações entre a Arábia Saudita e a Rússia na OPEP+ têm sido por vezes difíceis e um acordo sobre cortes quase fracassou em março de 2020. Porém, os dois conseguiram restabelecer as suas relações em semanas e a OPEP+ concordou em registar cortes de quase 10% da procura global.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.