Putin diz que sanções ocidentais aceleraram integração com Belarus
O presidente russo afirmou que a ação seria para "minimizar os danos" causados pelos bloqueios
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira, 1º, que as sanções ocidentais estão levando a Rússia e a Belarus a “acelerar a integração” entre elas em vários setores, para “minimizar os danos” causados pelos bloqueios. Os países são fortes aliados, e a Belarus ajudou o exército de Moscou a invadir a Ucrânia pela fronteira dos dois países, em fevereiro.
“Rússia e Belarus continuam a crescer em sua cooperação nas esferas política, comercial, econômica, cultural e humanitária”, disse Putin em uma mensagem de vídeo aos participantes de um fórum anual Rússia-Belarus.
“A pressão sem precedentes das sanções do chamado Ocidente coletivo está nos empurrando para acelerar a integração. Juntos é mais fácil minimizar os danos das sanções ilegais, é mais fácil montar a produção de produtos demandados, desenvolver novas competências e expandir a cooperação com países amigos.”
+Por que o novo pacote de sanções do Ocidente pode fortalecer Putin
Putin e seus aliados vêm sofrendo uma série de sanções desde antes do começo da guerra na Ucrânia. Em maio, os líderes do G7 impuseram também cortes às três maiores redes de televisão da Rússia, que recebiam aproximadamente 300 bilhões de dólares em publicidade do Ocidente.
+EUA e G7 impõem novas sanções contra a Rússia
As áreas de cooperação entre Rússia e Belarus incluem inovação tecnológica e industrial, finanças e transportes, com alguns projetos já em andamento. Segundo Putin, outros também estão a caminho para os próximos anos e visam criar “condições econômicas iguais para nossos países” e “formar uma estrutura confiável para um mercado financeiro e uma base de transportes”.