Putin ganha cachorro em reunião com líder do Turcomenistão
Presidente russo foi presenteado com filhote de Alabai, raça listada como patrimônio nacional turcomano
Um encontro nesta quarta-feira entre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e seu par turcomano foi marcado por um momento curioso. Antes de iniciar as conversas, Kurbanguly Berdymukhamedov, líder do Turcomenistão, presenteou o colega russo com um cachorro da raça Abai, uma variedade regional do pastor da Ásia Central.
“Nós temos um amigo em comum”, declarou Kurbanguly ao apresentar o filhote, que foi tirado de uma gaiola portátil para depois ser colocado nos braços de Putin. O presidente russo, que comemorou 65 anos no dia 7 de outubro, escolheu um nome para o cachorro no mesmo momento – Verny, palavra em russo que significa ‘fiel’ – e, diante das câmeras, deu um beijo no novo mascote durante o compromisso presidencial em Sochi, resort russo localizado no Mar Negro.
O Alabai é listado como parte do patrimônio nacional do Turcomenistão. Contudo, o cachorro saiu de cena na hora das conversas entre Putin e seu par turcomeno sobre uma possível retomada do comércio de gás natural entre os países. A Rússia suspendeu as importações do combustível no ano passado devido a uma disputa de preço com a o país vizinho, integrante da antiga União Soviética, que detém a quarta maior reserva de gás natural do mundo.
(Com Reuters)