Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Putin manda Grupo Wagner jurar lealdade à Rússia

Liderança de soldados mercenários é incerta após suposta morte de Prigozhin

Por Bruno Caniato 26 ago 2023, 12h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou um decreto que obriga todos os voluntários e colaboradores das Forças Armadas a jurar lealdade à Federação Russa. A ordem foi emitida na última sexta-feira, 25, e afeta principalmente o Grupo Wagner, equipe de mercenários que atuam na invasão à Ucrânia.

    O documento intitulado “Sobre o juramento de certas categorias de indivíduos” determina que aqueles que se enquadram no texto declarem diante da bandeira russa: “Juro solenemente lealdade à Federação Russa e me comprometo a seguir estritamente as ordens de comandantes e superiores, e conscientemente cumprir as tarefas designadas a mim”. Segundo o decreto, o objetivo é “formar as fundações espirituais e morais para a defesa” do país.

    Os mercenários do Grupo Wagner operam sem uma liderança clara desde a última quarta-feira, 23, quando o líder Yevgeny Prigozhin supostamente morreu na queda de um avião na região russa de Tver, a noroeste de Moscou. Embora as autoridades russas tenham confirmado oficialmente a morte, ainda não há evidências concretas de que Prigozhin estivesse a bordo da aeronave.

    No último 23 de junho, Prigozhin liderou uma rebelião do Grupo Wagner contra Vladimir Putin e ordenou que seus mercenários abandonassem os postos, acusando o presidente russo de mentir sobre as justificativas para a invasão da Ucrânia e mascarar os números verdadeiros de militares mortos e feridos em conflitos. Após rápidos avanços em direção a Moscou, o motim foi dissolvido por um acordo com o governo russo e Prigozhin foi enviado a Belarus, onde foi recebido pelo ditador Aleksandr Lukashenko. Os soldados do Grupo Wagner que não participaram da revolta foram dispensados, exilados ou contratados diretamente pelas Forças Armadas russas.

    Além da Rússia e da Ucrânia, o Grupo Wagner tem atuação confirmada em pelo menos dez países, incluindo Síria, Venezuela e diversos países na África.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.