Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Putin reconhece eleição de Biden e se declara disposto a colaborar

Presidente Jair Bolsonaro segue em silêncio sobre derrota de Donald Trump

Por Julia Braun Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 dez 2020, 08h57 - Publicado em 15 dez 2020, 08h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Vladimir Putin, presidente da Rússia
    Vladimir Putin, presidente da Rússia - (Mikhail Svetlov/Getty Images)

    O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou nesta terça-feira, 15, Joe Biden por sua vitória na eleição presidencial de novembro nos Estados Unidos e se declarou disposto a colaborar com o democrata, apesar da relação bilateral abalada.

    “Da minha parte, estou pronto para uma colaboração e para estabelecer contatos com você”, afirmou Putin em um telegrama, informou o Kremlin.

    O presidente russo foi um dos poucos governantes que aguardou a votação do Colégio Eleitoral americano a favor de Biden para felicitar o presidente eleito. A explicação para a atitude era a incerteza a respeito do resultado das eleições de 3 de novembro, pois Donald Trump se negou a reconhecer a derrota e apresentou vários recursos à Justiça.

    “Putin desejou sucesso ao presidente eleito e garantiu que está convencido de que Rússia e Estados Unidos (…) podem, apesar das divergências, resolver numerosos problemas e desafios no mundo”, acrescentou o Kremlin em seu comunicado.

    Biden prometeu uma atitude firme com a Rússia, acusada de interferência no sistema eleitoral americano em 2016 para favorecer a eleição de Trump.

    Continua após a publicidade

    O presidente republicano sempre negou ter sido beneficiado por qualquer tipo de ação russa, assim como Putin, apesar das conclusões de investigadores americanos, que provocaram importantes sanções contra a Rússia.

    Antes de Putin, outros líderes que estavam receosos em reconhecer a vitória do democrata se posicionaram, entre eles o chinês Xi Jinping. Já o presidente Jair Bolsonaro segue em silêncio sobre a vitória de Biden. Nas últimas semanas, o brasileiro chegou a apoiar as acusações de fraude levantadas por Trump e colocar a credibilidade do pleito em cheque, mas sem apresentar qualquer prova.

    (Com AFP)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.