Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Putin se recusa a discutir anexação da Crimeia em reunião com Trump

Síria, Irã e desnuclearização da Península Coreana estarão na agenda; porém, encontro será dominado pela interferência russa nas eleições americanas de 2016

Por Da Redação
2 jul 2018, 12h22
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Crimeia é parte inalienável da Rússia e, portanto, não é assunto para se tratar em qualquer negociação, afirmou hoje o Kremlin. O governo russo se nega a discutir o tema na reunião entre o seu presidente, Vladimir Putin, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no dia 16 de julho.

    “O presidente da Rússia explicou muitas vezes que a Crimeia não está e nem estará na agenda, porque é parte inalienável da Rússia”, disse hoje aos jornalistas o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov. Ele acrescentou que Moscou está aberta ao diálogo sobre as múltiplas questões nas quais os dois países divergem.

    “Finalmente a vontade política se impôs, e ganha posições a ideia de que essas diferenças não devem ser um obstáculo para estabelecer e ampliar o diálogo bilateral, neste caso, no mais alto nível”, ressaltou Peskov.

    O Kremlin e a Casa Branca confirmaram na semana passada a realização de um encontro bilateral entre Putin e Trump, a acontecer do dia 16 de julho em Helsinki, na Finlândia, considerado território neutro.

    A posição russa nos conflitos na Síria e na Ucrânia, o desarmamento nuclear, a saída dos Estados do acordo com o Irã, a situação no Oriente Médio certamente estarão na pauta das conversas. Mas, em especial, o diálogo será dominado pela investigação federal, nos Estados Unidos, sobre a suposta ingerência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016, que deram vitória a Trump.

    Continua após a publicidade

    Não há expectativas de grandes avanços nesta primeira reunião em nove anos entre os líderes das duas grandes potências. O objetivo principal é conter a deterioração das relações russo-americanas, que passam pelo pior momento desde a queda da União Soviética.

     

    (Com EFE)

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.