Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Putin sugere que avião de Prigozhin explodiu com granadas de mão

Uma das vítimas da queda do avião foi o chefe do Grupo Wagner e desafeto do líder russo, que tentou um golpe contra o Kremlin pouco antes de morrer

Por Da Redação
Atualizado em 5 out 2023, 20h19 - Publicado em 5 out 2023, 20h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira, 5, que fragmentos de granada de mão foram encontrados nos corpos das vítimas da queda de um avião em agosto que deixou 10 mortos, entre eles o chefe do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin.

    A declaração, confirmada pelo chefe do comitê de investigação russo, sugere que o jato particular tenha sido explodido por dentro, o que contraria as afirmações de autoridades americanas. Segundo a inteligência dos Estados Unidos, um ataque de míssil tenha provocado a queda. 

    Continua após a publicidade

    “Fragmentos de granadas de mão foram encontrados nos corpos dos mortos no acidente. Não houve impacto externo no avião – isso já é um fato estabelecido”, afirmou Putin durante uma reunião do Clube de Discussão Valdai no resort de Sochi, no Mar Negro.

    Continua após a publicidade

    O líder russo não deu mais detalhes de como as granadas foram detonadas. No entanto, insinuou que os investigadores dos Estados Unidos erraram ao não realizar testes de álcool e drogas nos corpos das vítimas, uma vez que já haviam encontrado cocaína no escritório da organização paramilitar em São Petersburgo.

    + Kremlin diz que avião de Prigozhin pode ter sido derrubado de propósito

    Em junho, meses antes da queda, Prigozhin liderou um motim contra o Kremlin, com duração de 24 horas. Apesar do fracasso, a revolta breve expôs uma fragilidade jamais vista desde que Putin assumiu o poder, em 1999. O episódio tornou o líder mercenário uma persona non grata para o presidente russo.

    Continua após a publicidade

    Exatos dois meses depois, no dia 23 de agosto, uma aeronave de Embraer com destino a São Petersburgo caiu no norte de Moscou, e matou todos que estavam a bordo. Além de Prigozhin, entre os passageiros estavam duas figuras importantes do Grupo Wagner, quatro guarda-costas e uma tripulação de três pessoas.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.