Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Putin volta a visitar Xi Jinping, em teste de parceria ‘sem limites’

Na 1ª viagem do líder russo ao exterior desde o início da guerra na Ucrânia, ele deve encontrar um governo chinês sob pressão pelo relacionamento arriscado

Por Da Redação
Atualizado em 14 Maio 2024, 23h02 - Publicado em 14 Maio 2024, 17h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente da Rússia, Vladimir Putin, vai se encontrar com seu homólogo chinês, Xi Jinping, nos dias 16 e 17 de maio, anunciou o Kremlin nesta terça-feira, 14. O encontro ocorre dois anos depois que ambos se encontraram pela última vez e declararam uma “parceria sem limites”. Segundo o governo russo, os líderes vão discutir a cooperação energética e comercial e a guerra na Ucrânia, nesta que será a primeira viagem de Putin ao exterior desde o início do conflito.

    A “parceria sem limites” foi firmada poucos dias antes do exército russo lançar sua ofensiva em grande escala no território ucraniano. Atualmente, porém, Xi se vê sob uma crescente pressão diplomática e econômica para reduzir o apoio da China à Rússia e, consequentemente, à guerra na Ucrânia.

    Xi sob pressão

    Autoridades dos Estados Unidos, por exemplo, levantaram preocupações sobre o uso de alguns materiais industriais exportados de Pequim a Moscou para expandir as defesas do país e ajudar a sustentar sua operação militar em solo ucraniano. Washington impôs sanções a uma série de empresas chinesas por ligação com a guerra e ameaçou colocar na lista negra instituições financeiras do país que fazem negócios com empresas russas.

    À medida que Pequim procura melhorar sua imagem no Ocidente, mantendo o acesso às exportações chinesas para ajudar a revitalizar a sua economia em crescimento lento, o encontro com Putin poderia alienar a Europa. Isso especialmente depois que Putin ordenou exercícios táticos com armas nucleares na semana passada. A medida foi vista como o aviso mais explícito de que o país poderia usar ogivas no campo de batalha.

    Na semana passada, o líder chinês se reuniu com o presidente da França, Emmanuel Macron, uma viagem que marcou a primeira vez em cinco anos em que ele pisou em terras europeias. Lá, o chefe de Estado francês acusou a China de estar ajudando a Rússia a sustentar sua invasão. Agora, é provável que o líder russo também pressione Xi para obter mais apoio para sustentar a economia isolada do país e a sua máquina de guerra.

    Continua após a publicidade

    Xi, porém, também foi recebido – com tapete vermelho – na Sérvia e Hungria, considerados países mais pró-Rússia.

    Outros temas

    No encontro, Xi e Putin devem discutir a iniciativa da Nova Rota da Seda da China, bem como a situação no Oriente Médio e na Ásia.

    Além do presidente da Rússia, o recém-nomeado ministro da Defesa, Andrei Belousov, o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, o secretário do Conselho de Segurança, Sergei Shoigu, e o conselheiro de política externa, Yuri Ushakov, também vão participar de uma reunião informal entre Putin e Xi no dia 16 de maio.

    “Os líderes terão uma conversa individual, caminharão pelo parque ao lado do palácio, beberão chá, obviamente, e então conversas informais ocorrerão durante um jantar informal com a participação de alguns membros das delegações de ambos os lados”, disse Ushakov a agências de notícias russas.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.