Qual será a dinâmica do conclave que escolherá o novo papa
A eleição começa no dia 7 de maio às 16h30 (11h30 em Brasília) e já estão em Roma 120 cardeais aptos a votar

Na quarta-feira, 7 de maio, às 16h30 (11h30 em Brasília), ocorrerá a entrada no conclave e o juramento para a eleição do Romano Pontífice, conforme estipulado pelo Ordo Rituum Conclavis (nn. 29-44), conjunto de normas e rituais litúrgicos que regem o processo. Os Eminentíssimos Senhores Cardeais Eleitores deverão se reunir às 16h15 na Cappella Paolina, no primeiro andar do Palácio Apostólico Vaticano. A capela foi construída por ordem do papa Paulo III e é um local de grande importância histórica e religiosa, usado em diversas cerimônias litúrgicas do Vaticano.
+ Quem é favorito para ser o novo papa, segundo vaticanista e o ‘Espírito Santo’
Os cardeais de rito latino usarão a veste vermelha com a faixa, o roquete, a mozzetta (capa curta), a cruz peitoral com cordão vermelho e dourado, o anel, o zucchetto (touca de tecido, normalmente branca ou roxa) e a berretta (chapéu clerical em forma de quadrado ou de caixote). Já os cardeais das Igrejas Orientais estarão vestidos com o vestuário litúrgico próprio.
Após a reunião na Cappella Paolina, ao som do Canto das Litanias dos Santos, os cardeais eleitores seguirão em procissão até a Cappella Sistina, onde, após o Canto do Veni Creator, pronunciarão o juramento prescrito.
+ A rotina dos cardeais pré-conclave: frigobar pago, carbonara e partida de tênis
Além dos cardeais eleitores, estarão presentes outras entidades na procissão na Sala Regia do Palácio Apostólico Vaticano, às 16h, incluindo o cardeal que proferirá a meditação, o Secretário do conclave e Vice-Camerlengo, o Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, dois membros do Colégio dos Protonotários Apostólicos de Número Participantes, dois membros do Colégio dos Prelados Auditores da Rota Romana, os Cerimoniários Pontifícios, o Secretário do Cardeal que preside o conclave e a Capela Musical Pontifícia.
Às 16h (11h em Brasília), também terão acesso à Sistina outras personalidades, como o Substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, o Secretário para os Relacionamentos com os Estados e Organizações Internacionais da Secretaria de Estado, o Reitor da Casa Pontifícia, os religiosos encarregados da Sacristia Pontifícia, os sacerdotes responsáveis pelas confissões e o Coronel do Corpo da Guarda Suíça Pontifícia.
+ Cardeais usam crachá para se conhecer antes do conclave no Vaticano
Representantes do Ofício das Celebrações Litúrgicas do Supremo Pontífice, do Corpo da Guarda Suíça Pontifícia, da Direção de Saúde e Higiene, da Floreria e do Dicastério para a Comunicação também participam.
A notificação foi emitida às 13h33 (8h33 em Brasília) pelo Vaticano, por mandato do Colégio Cardinalício, e assinada pelo Arcebispo Diego Ravelli, Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias.