Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Quem é Gavin Newsom, o governador da Califórnia que bate de frente com Trump

Uma das principais lideranças democratas, o político chegou a ser ameaçado de prisão pelo presidente americano

Por Sara Salbert Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 11 jun 2025, 11h48

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, tem se destacado como uma das principais lideranças democratas de oposição ao presidente Donald Trump e, na segunda-feira, 9, chegou a ser ameaçado de prisão pelo republicano.  

No sábado, o “czar” da fronteira de Trump, Tom Homan, afirmou que prenderia qualquer autoridade que tentasse impedir ações migratórias, incluindo o governador da Califórnia. Ao ser questionado sobre a fala, o presidente americano afirmou que, se estivesse no lugar de Homan, prenderia Newsom. 

“Acho ótimo. Gavin gosta da publicidade, mas acho que seria ótimo”, acrescentou Trump. “Ele fez um trabalho terrível. Olha, eu gosto do Gavin, ele é um cara legal, mas é extremamente incompetente, todo mundo sabe.”

+ Polícia de LA afirma ter feito ‘prisões em massa’ após prefeita decretar toque de recolher

A declaração ocorreu em meio a protestos em Los Angeles contra as políticas de imigração de Trump. Nesta quarta-feira, a polícia de Los Angeles afirmou ter feito “prisões em massa” no centro da cidade californiana após a prefeita, Karen Bass, decretar toque de recolher na área.

Trajetória política

A trajetória política de Newsom, de 57 anos, começou em San Francisco, sua cidade natal. Diagnosticado com dislexia na infância, ele se formou em administração pela Universidade de Santa Clara e empreendeu no setor de restaurantes e vinhos antes de ingressar na vida política. Em 2003, aos 36 anos, foi eleito prefeito da cidade, ganhando notoriedade ao autorizar, um ano mais tarde, casamentos entre pessoas do mesmo sexo  — medida pioneira e controversa na época.

Continua após a publicidade

O político foi eleito em 2018 como governador da Califórnia, o estado mais populoso e economicamente forte dos EUA, sendo reeleito em 2022. Agora no segundo mandato, continua promovendo pautas progressistas, como políticas ambientais, defesa do aborto, controle de armas e direitos de migrantes.

Continua após a publicidade

O mandato de Newsom termina em 2026 e, pela lei estadual, ele não pode disputar uma segunda reeleição. Segundo fontes ouvidas pela agência de notícias Associated Press, o governador tem ambições maiores e deseja ser o candidato do Partido Democrata à Casa Branca em 2028.

Embate entre Newsom e Trump

Desde a chegada de Trump à presidência, a relação entre os dois tem sido marcada por confrontos públicos. No mais recente embate, o presidente ordenou o envio de 4.700 militares, incluindo 700 fuzileiros navais, a Los Angeles, para conter protestos contra as deportações em massa do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE). A decisão de Trump foi tomada sem consulta ao governo do estado e resultou em confrontos violentos, com uso de gás lacrimogêneo e balas de borracha por parte dos agentes federais.

Continua após a publicidade

Na terça-feira, Newsom voltou a fazer duras críticas a Trump, acusando o governo federal de impor uma “rede de arrasto militar” por Los Angeles e alertando que a democracia está “sob ataque diante de nossos olhos”. Anteriormente, o líder democrata já havia descrito o envio de tropas como a “concretização da fantasia perturbada de um presidente ditatorial”.

“Os fuzileiros navais dos EUA serviram com honra em diversas guerras em defesa da democracia”, escreveu Newsom em uma publicação no X, antigo Twitter. “Eles não deveriam ser enviados a solo americano, enfrentando seus próprios compatriotas, para realizar a fantasia insana de um presidente ditatorial. Isso é antiamericano.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.