Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Ranking de passaportes tem novo líder e Brasil muda de posição

Japão perde liderança pela primeira vez em cinco anos

Por Da Redação
19 jul 2023, 19h17

Atualizado de ano em ano, o ranking global de passaportes da Henley Passport Index, que mede a liberdade de viajar dos cidadãos de cada país, apresentou uma surpresa nesta quarta-feira, 19. Pela primeira vez em cinco anos, o Japão perdeu a liderança, que agora é ocupada por Cingapura, cujos residentes com o documento de viagem do local podem visitar 193 destinos, entre dos 227 em todo mundo, sem visto.

Segundo a classificação global, ao mesmo tempo em que os países asiáticos dominam o topo da tabela, a Europa atingiu lugares mais altos na lista deste ano: Alemanha, Itália e Espanha alcançaram o segundo lugar no ranking e podem viajar para 190 lugares sem visto. Já em terceiro lugar ficaram Japão, Coreia do Sul, Áustria, Finlândia, França, Luxemburgo e Suécia. Os cidadãos desses sete países têm acesso a 189 destinos sem visto. 

Em contrapartida, tanto os Estados Unidos quanto o Reino Unido estão em uma trajetória descendente desde os dias em que ocuparam o primeiro lugar da lista, em 2014. Enquanto os britânicos ficaram em quarto lugar, os EUA desceram para oitavo, com acesso a 183 países sem visto.

O Brasil, por sua vez, avançou uma posição e chegou ao 19° lugar. Agora, os cidadãos brasileiros podem visitar 168 países sem visto.

Entretanto, o passaporte brasileiro ficou atrás de outros países sul-americanos. Neste ano, o Chile ficou em 15º com acesso a 174 destinos, enquanto que a Argentina ocupou 18º com 169 destinos. 

Continua após a publicidade

A empresa de consultoria de residência e cidadania global com sede em Londres se baseia em dados da Associação Internacional de Transporte Aêreo (IATA) e classifica passaportes de 199 países. O ranking é atualizado conforme as mudanças política de vistos entram em vigor. No último lançamento, a Henley & Partners observou que, durante os 18 anos que faz o ranking, o número médio de destinos que os viajantes podem acessar sem visto quase dobrou, de 58 em 2006 para 109.

Porém, a diferença de liberdade de viagem entre países do topo da lista para o final da lista é maior do que nunca. Os cidadãos do Afeganistão, país que ocupa o último lugar, só podem visitar 27 destinos sem visto prévio. Logo em seguida fica o Iraque, com 29 locais, e a Síria, com 30.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.