Rede social Kick vira alvo de investigação após morte de influenciador em live
O francês Raphaël Graven faleceu durante transmissão ao vivo em que foi alvo de violência e humilhações; MP da França apura violação de leis que regulam redes

O Ministério Público de Paris anunciou nesta terça-feira, 26, que abriu uma investigação preliminar contra a rede social Kick, uma semana após a morte de um influenciador francês durante uma live na plataforma de streaming. Raphaël Graven, também conhecido como “Jean Pormanove” e “JP”, faleceu durante uma transmissão ao vivo em que foi alvo de violência e humilhações praticadas por parceiros de conteúdo identificados como “Narutovie” e “Safine”.
A investigação na França vai apurar se a Kick, uma empresa australiana, prestou serviços ilegais intencionalmente, em particular ao transmitir vídeos com ataques deliberados à integridade pessoal. Também vai estudar se a rede cumpre com as leis europeias que regulam as redes sociais (Lei dos Serviços Digitais, ou DSA na sigla em inglês), em particular a obrigação de notificar as autoridades sobre riscos de ataques à vida ou à segurança de indivíduos.
Graven era conhecido por vídeos nos quais sofria aparente violência e humilhação. O Ministério Público de Paris disse que vai investigar se a Kick “conscientemente” transmitiu esses conteúdos. Um porta-voz da plataforma disse anteriormente que a empresa estava “revisando urgentemente” as circunstâncias da morte.
Em um anúncio separado, a ministra francesa de Assuntos Digitais, Clara Chappaz, afirmou que o governo processaria a plataforma por “negligência” por não ter bloqueado “conteúdo perigoso”, segundo a agência de notícias AFP.
Morte ao vivo
Em sua última live, o influenciador aparece inconsciente embaixo do edredom em uma cama. Na sequência, é possível ver outros dois homens. Em um determinado momento, um deles atira uma pequena garrafa de plástico na direção a ele. Segundo usuários, as imagens mostram o momento anterior à morte ou à descoberta do falecimento de Graven, em sua casa em Nice, em 18 de agosto.
A mídia francesa noticiou que o homem de 46 anos havia sido vítima de ataques violentos e privação de sono durante transmissões ao vivo, e morreu dormindo durante a última delas.
O que é o Kick
O Kick é uma plataforma semelhante ao Twitch. Os usuários podem transmitir conteúdo, a maioria focado em games, e interagir com outros usuários em tempo real. Com mais de 50 milhões de usuários, ela ganhou espaço ao ficar com apenas 5% do valor gerado por influenciadores com assinaturas de seus seguidores. A concorrente Twitch, por outro lado, cobra 50% de taxa, mas tem mais de 105 milhões de usuários.
“Estamos profundamente tristes com a perda de Jean Pormanove e expressamos nossas condolências à sua família, amigos e comunidade”, afirmou o Kick em seu comunicado anterior.
As diretrizes da comunidade da plataforma foram “projetadas para proteger os criadores” e o Kick está “comprometido em manter esses padrões em toda a nossa plataforma”, acrescentou seu porta-voz.