Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Reino Unido devolve estátua de Nossa Senhora levada das Malvinas

Sob intermediação do papa Francisco, britânicos decidiram retornar o ídolo à Argentina depois de quase quatro décadas

Por Da Redação
Atualizado em 30 out 2019, 16h22 - Publicado em 30 out 2019, 15h56

O Reino Unido devolveu à Argentina uma pequena estátua de Nossa Senhora de Luján levada pelos britânicos ao final da Guerra das Malvinas, 37 anos atrás. O ato, que contou com a bênção do papa Francisco, é um gesto de reconciliação entre ambos os países que lutaram no conflito.

A entrega aconteceu nesta quarta-feira, 30, quando o bispo Paul Mason, o principal capelão militar da Igreja Católica no Reino Unido, devolveu a estátua de 35 centímetros ao seu colega argentino, bispo Santiago Olivera. Em troca, os britânicos receberão uma cópia semelhante da santa.

A troca de estatuetas que foi proposta por Olivera e Mason em 2018 — foi realizada na Praça São Pedro, no Vaticano. Ambos os bispos participaram da cerimônia, sob a supervisão do papa Francisco, que é argentino.

A estátua de 35 centímetros estava na Catedral de São Miguel e São Jorge, na cidade de Aldershot, que fica a 60 quilômetros de Londres, na Inglaterra, desde a década de 80. Ela havia sido roubada do arquipélago das Malvinas que fica a menos de 500 quilômetros do litoral sul da Argentina por soldados britânicos ao final do conflito. Em Aldershot, a estátua ficou em um “local de oração pelos caídos de ambos os lados [do combate]”.

A Guerra das Malvinas ocorreu entre abril e junho de 1982 e provocou mais de 900 mortes. A Argentina, então regida por uma ditadura militar, foi derrotada pelos britânicos e perdeu a autonomia sobre o território de cerca de 12.000 km² e de 3.400 habitantes, embora ainda reinvindique sua soberania sobre o arquipélago.

Continua após a publicidade

O Brasil “reconhece o direito argentino sobre as ilhas Malvinas, ocupadas pelo Reino Unido”, como afirma o Itamaraty em seu site oficial.

A estátua de Nossa Senhora de Luján que retorna aos argentinos é uma réplica da original de 1630, que está na Basílica de Nossa Senhora de Luján, na cidade que leva o mesmo nome da santa, na província de Buenos Aires.

Como padroeira da Argentina, a réplica de Nossa Senhora de Luján havia sido levada pelos soldados argentinos às Malvinas no início da guerra.

Continua após a publicidade

Conhecida como ‘Morenita‘, a estátua original da Virgem chegou ao país em um navio vindo de São Paulo. “A tradição conta que a carroça que transportava a caixa com o ídolo [que seria um presente a um capitão argentino], ao chegar ao rio de Luján, não podia mais continuar, tanto que precisou ser descarregada. A estatueta assim acabou ficando em Luján”, afirma o portal de notícias da Santa Sé, Vatican News.

(Com Reuters)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.