Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Reino Unido inicia celebração dos 70 anos de reinado de Elizabeth II

A expectativa é de que milhões de pessoas em todo o mundo participem de festividades do Jubileu de Platina em homenagem à rainha de 96 anos

Por Da Redação
Atualizado em 3 jun 2022, 01h16 - Publicado em 2 jun 2022, 11h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Uma radiante rainha Elizabeth II acenou para uma multidão empolgada do lado de fora do Palácio de Buckingham nesta quinta-feira, 2, quando o Reino Unido deu início a quatro dias de pompa, festas e desfiles para comemorar seus 70 anos de reinado. A celebração, chamada de Jubileu de Platina, foi declarada como feriado de quatro dias no Reino Unido e contará com festividades, que vão desde um enorme show com a presença de ídolos, como a banda Queen, até pequenas festas de rua.

    Dezenas de milhares de simpatizantes da realeza agitando bandeiras encheram as ruas de Londres para um desfile militar que marcou o início dos eventos do Jubileu de Platina. Esperava-se que milhões de pessoas em todo o Reino Unido e no mundo participassem de festas de rua, assistissem às festividades e aos faróis em homenagem à rainha de 96 anos.

    Os 70 anos de reinado de Elizabeth foram celebrados em outras partes do mundo. O papa Francisco a parabenizou e desejou para ela, sua família e seu povo “unidade, prosperidade e paz”.

    Continua após a publicidade

    Por volta das 6h45 desta quinta (horário local), a família real deixou o Palácio de Buckingham, em Londres, para dar início ao tradicional “Desfile do Estandarte” que percorreu cerca de 1 km até o Horse Guards Parade, localizado no centro da cidade.

    Quase 1.500 militares da Guarda Real, com suas bandas musicais e cavalos, abriram os quatro dias de celebrações com desfile militar. Acompanhada por seu primo, o duque de Kent, coronel da Guarda Escocesa, a rainha saudou as tropas da sacada. Até recentemente, Elizabeth II saudava as tropas a cavalo, no entanto, neste ano, devido a problemas de mobilidade, a monarca foi representada por seu herdeiro, o príncipe Charles.

    Aos 73 anos, Charles assume pouco a pouco funções da rainha em eventos oficiais, numa transição progressiva que sinaliza um suposto fim da era Elizabeth II. A monarca mais velha e com o reinado mais longo do mundo esteve ausente de quase todos os eventos públicos de alto escalão nos últimos meses.

    Continua após a publicidade

    “Continuo inspirada pela boa vontade que me foi demonstrada e espero que os próximos dias sejam uma oportunidade para refletir sobre tudo o que foi alcançado nos últimos 70 anos, enquanto olhamos para o futuro com confiança e entusiasmo”, disse a rainha em comunicado quando as festividades começaram.

    + Príncipe Charles faz discurso da rainha Elizabeth II pela primeira vez

    Também estavam presentes na procissão real a cavalo ao lado de Charles, seu filho mais velho, William, de 39 anos e sua irmã, a princesa Anne, de 71 anos. As esposas de Charles e William, Camilla Parker Bowles e Kate Middleton foram na primeira de três carruagens.

    Continua após a publicidade

    O casal Meghan Markle, 40, e Harry, 37, que abdicou das funções da realeza em 2020 e se mudou para Los Angeles, assistiu ao desfile, mas não apareceu na sacada do palácio para saudar a multidão ao lado dos principais membros da família real.

    + Harry e Meghan não são convidados para aparição no Jubileu da Rainha

    O segundo filho da rainha, príncipe Andrew, de 62 anos, envolvido num processo de abuso sexual contra uma menor nos Estados Unidos desde fevereiro, também não fez aparição pública no Palácio de Buckingham. Andrew nega ter cometido o crime.

    Continua após a publicidade

    + Príncipe Andrew faz acordo extrajudicial em caso de abuso sexual

    A festa está sendo preparada há meses, e eventos ocorrem desde o início do ano. Isso porque duas datas são comemoradas em relação à chegada de Elizabeth à coroa. A primeira é o dia 6 de fevereiro – conhecido como Dia da Ascensão, data em que o rei George VI morreu e Elizabeth passou a ser a monarca do Reino Unido –, e a segunda é o dia 2 de junho, no qual ocorreu a cerimônia de coroação na Abadia de Westminster, em Londres, em 1952.

    Um breve distúrbio ocorreu durante o desfile, quando várias pessoas correram na frente de soldados que marchavam na avenida Mall. Os envolvidos no incidente foram presos.

    Continua após a publicidade

    Pesquisas de opinião mostram que Elizabeth continua muito popular e respeitada entre os britânicos. Um levantamento feito nesta semana revelou que oito em cada 10 pessoas tinham uma visão positiva dela, e outra pesquisa descobriu que três quartos da população do Reino Unido achavam que ela havia feito um bom trabalho como rainha.

    No entanto, a monarquia tem enfrentado alguma em meio à críticas pelo passado escravocrata do império britânico em particular nas ex-colônias. Internamente também estão surgindo movimentos contrários ao modelo atual de governo do Reino Unido.

    + William e Kate são alvo de protestos e de pedidos de reparação histórica

    O grupo “Antimonarquia Republic”, que está colocando a mensagem “Faça de Elizabeth a última” em outdoors em todo o país, afirmou que uma parcela dos cidadãos não estava interessada no Jubileu.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.