Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Reino Unido proíbe compra de equipamento 5G da Huawei a partir de 2021

Governo britânico justificou a medida alegando incertezas após sanção dos Estados Unidos à companhia; China e EUA mantém batalha global pela tecnologia

Por Da Redação
Atualizado em 14 jul 2020, 17h32 - Publicado em 14 jul 2020, 17h02

O governo do Reino Unido proibiu nesta terça-feira, 14, que operadores de telecomunicações adquiram tecnologia 5G da Huawei a partir de 2021. A medida ocorre após os Estados Unidos, que promovem uma guerra comercial com a China, anunciarem novas sanções à companhia, em maio deste ano. Os americanos alegam que a Huawei pratica espionagem cibernética para o governo chinês e ameaça a segurança nacional dos países onde atua.

A empresa e o regime de Pequim negam.

O ministro da Digitalização, Oliver Dowden, disse que toda a infraestrutura da Huawei será eliminada do território britânico até 2027. Ele comunicou a medida após uma reunião do Conselho de Segurança Nacional – formado por alguns ministros e pelo advogado do Estado – que anulou outra decisão de janeiro que concedia acesso à rede 5G para a companhia chinesa.

Dowden explicou que as circunstâncias mudaram devido à sanção imposta pelos Estados Unidos de restringir a venda de chips americanos ao país asiático, o que colocaria em risco a cadeia de distribuição. Segundo o ministro britânico, essa sanção “limita a capacidade da Huawei de produzir produtos importantes”, o que criaria incertezas quanto ao fornecimento de equipamentos de transmissão de dados. “Quando for aprovada a lei de segurança nas comunicações, será ilegal [comprar tecnologia da Huawei]”, afirmou Dowden.

A Huawei chamou a decisão de Washington de “arbitrária e perniciosa”, segundo o jornal britânico The Financial Times.

Continua após a publicidade

Alinhar-se aos Estados Unidos, porém, vai atrasar por 2 ou 3 anos os planos do Reino Unido em implantar a rede de 5G no país e deve aumentar os  custos em cerca de 2 bilhões de libras (13,5 bilhões de reais).

Na semana passada, o premiê britânico, Boris Johnson, já havia anunciado que iria afastar integralmente a gigante chinesa do projeto 5G do país.

“Estou decidido fazer com que o Reino Unido não seja, de forma alguma, vulnerável a provedores estatais de alto risco”, disse Johnson, na segunda-feira 6.

Continua após a publicidade

Liu Xiaoming, embaixador chinês em Londres, disse, na ocasião, que uma possível exclusão da Huawei poderia comprometer a reputação do Reino Unido internacionalmente e afetar a confiança dos investidores estrangeiros.

Segundo a emissora britânica BBC, a Huawei disse que a decisão é uma “má notícia para qualquer pessoa no Reino Unido com um telefone celular” e ameaçou “mover o Reino Unido para a pista lenta digital, aumentar as contas e aprofundar a desigualdade digital”.

Nos últimos dias, algumas das principais operadoras britânicas, como Vodafone e BT, disseram que a eliminação dos equipamentos da Huawei teria alto custo e poderia resultar em cortes de sinal. A  tecnologia 5G promete velocidades mais rápidas da Internet e maior capacidade de dispositivos. É esperada uma verdadeira revolução nas telecomunicações com celulares mais potentes, transmissões de vídeo com alta qualidade e até carros sem motorista. Conexões 5G já estão disponíveis no Reino Unido, mas a cobertura é escassa.

(Com EFE)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.