Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Reino Unido promete apoiar Suécia e Finlândia contra ameaças russas

O primeiro-ministro Boris Johnson irá assinar pactos de segurança com os dois países, que estão considerando a adesão à Otan

Por Da Redação
11 Maio 2022, 14h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  • VOO-SOLO - O conservador Johnson: o racha insuflado pela polarização levou o Reino Unido ao Brexit -
    Manifestando apoio à possível entrada dos dois países na Otan, Boris Johnson disse que “A guerra na Ucrânia está nos forçando a tomar decisões difíceis” (Ben Stansall/AFP)

    O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, prometeu apoiar a Suécia e a Finlândia contra possíveis ameaças da Rússia. A declaração foi dada enquanto o chefe de governo britânico se dirigia aos dois países para assinar acordos de segurança mútua nesta quarta-feira, 11.

    Em sua primeira parada, na Suécia, Johnson se reuniu com a primeira-ministra, Magdalena Andersson. Durante uma entrevista coletiva, ele afirmou que a guerra na Ucrânia foi o grande motivador da nova colaboração entre as nações. 

    “Este acordo é sobre o Reino Unido e a Suécia estarem juntos, afirmando nossa amizade e nossa parceria, e nossa disposição de defender e apoiar um ao outro”, disse o primeiro-ministro britânico à imprensa.

    Questionado sobre o que o acordo pode significar em termos práticos, Johnson permaneceu vago, mas não recusou a possibilidade de fornecer armas nucleares à Suécia. “Isso é algo que geralmente não comentamos, mas o que deixei claro é que cabe a qualquer uma das partes fazer um pedido, e levamos isso muito a sério”, informou ele.

    Continua após a publicidade

    Ainda nesta quarta-feira, o primeiro-ministro deve ir à Finlândia para assinar um acordo paralelo com o presidente finlandês, Sauli Niinistö, e realizar outra entrevista coletiva.

    Finlândia e Suécia decidem nesta semana se vão se juntar à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança militar liderada pelos Estados Unidos e que está no centro da guerra da Ucrânia, com seus países membros oferecendo suporte para o país invadido.

    Os governos dos dois países passaram a considerar o ingresso na Otan após a ofensiva militar russa contra a Ucrânia. A hipótese desagradou o Kremlin, que fez ameaças veladas à Suécia e a Finlândia.

    Continua após a publicidade

    + Adesão de Suécia e Finlândia à Otan não irá estabilizar Europa, diz Rússia

    Manifestando apoio à possível entrada dos dois países na aliança militar ocidental, Boris Johnson disse que “A guerra na Ucrânia está nos forçando a tomar decisões difíceis”. Ele acrescentou que “as nações soberanas devem ser livres para tomar essas decisões sem medo, influência ou ameaça de retaliação”.

    O gabinete do governo britânico informou que os acordos assinados hoje com a Suécia e Finlândia trarão uma mudança radical na cooperação entre o Reino Unido e cada país em termos de defesa e segurança. O pacto prevê o compartilhamento de inteligência, treinamento militar conjunto, e reforço à segurança nos três países e no norte da Europa.

    Continua após a publicidade

    O comunicado do governo britânico também mencionou que o Reino Unido irá reforçar internamente a proteção às ameaças tradicionais, enquanto trabalha com a Suécia e a Finlândia para enfrentar novos desafios geopolíticos, como ameaças híbridas e cibernéticas.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.