Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Representante palestino em Washington é chamado de volta por Abbas

Ministério das Relações Exteriores afirma que a decisão é resposta "à mudança da embaixada americana de Tel Aviv para Jerusalém"

Por Da Redação
Atualizado em 15 Maio 2018, 19h22 - Publicado em 15 Maio 2018, 17h36
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Trump e Abbas se encontram em Belém, na Cisjordânia
    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, se cumprimentam após encontro no Palácio Presidencial na cidade de Belém, na Cisjordânia - 23/05/2017 (Jonathan Ernst/Reuters)

    O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, chamou de volta a Ramallah o representante palestino em Washington, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (15), disse o Ministério das Relações Exteriores, segundo a agência oficial de notícias Wafa. A iniciativa significa o início de uma crise diplomática.

    Em entrevista à televisão palestina, o principal negociador diplomático palestino, Saeb Erekat, disse que Husam Zomlot, representante-chefe da Organização para a Libertação da Palestina em Washington, já está a caminho dos territórios palestinos.

    De acordo com imprensa oficial palestina, um comunicado do Ministério das Relações Exteriores informou que a decisão responde à “mudança da embaixada americana de Tel Aviv para Jerusalém“.

    Com a transferência de sua sede diplomática, Washington reconhece Jerusalém como a capital de Israel. Trata-se de uma reivindicação israelense não reconhecida nas resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU) nem pela maior parte da comunidade internacional.

    Continua após a publicidade

    A mudança da embaixada americana havia sido rejeitada por 128 dos 193 Estados-membros da ONU. Sua inauguração, nesta segunda-feira, provocou uma manifestação de dezenas de milhares de pessoas na fronteira da Faixa de Gaza com Israel. Até o momento, ao menos 60 pessoas foram mortas nos confrontos.

    Outros países, como a Guatemala e o Paraguai, também devem transferir suas embaixadas para Jerusalém nos próximos dias, em apoio à decisão dos Estados Unidos.

    (Com Reuters e AFP)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.