Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Reunião de cúpula em Israel é cancelada por crise diplomática com Polônia

Netanyahu acusou os poloneses de terem cooperado com os nazistas e o chanceler Shamir declarou que eles 'sugam o antissemitismo com o leite materno'.

Por Da redação
Atualizado em 18 fev 2019, 16h57 - Publicado em 18 fev 2019, 15h36

Uma reunião de chefes de governo da Europa Central marcada para esta terça-feira, 19, em Jerusalém teve que ser cancelada depois que a Polônia se recusou a participar do evento. Varsóvia irritou-se com comentários do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e do ministro de Relações Exteriores do país sobre o papel dos poloneses durante o Holocausto.

“A Polônia cancelou sua participação, então não haverá reunião de cúpula dos quatro países de Visegrado (Hungria, Polônia, República Tcheca e Eslováquia) em Israel”, afirmou o primeiro-ministro tcheco, Andrej Babis, nesta segunda-feira, 18.

Segundo Babis, o evento será substituído por “discussões bilaterais”. A decisão polonesa de não participar do encontro foi tomada depois que Netanyahu e o recém-nomeado ministro das Relações Exteriores do país, Yisrael Katz, fizeram declarações sobre a colaboração dos poloneses com os nazistas durante o Holocausto.

Em uma conferência sobre Oriente Médio organizada pelos Estados Unidos e pela Polônia, na semana passada, Netanyahu disse que “os poloneses cooperaram com os alemães” durante o Holocausto.

Seu gabinete afirmou mais tarde que o premiê disse apenas que alguns poloneses colaboraram com os nazistas, mas não todo o povo da Polônia, como sugeriam algumas traduções feitas pela imprensa local.

Continua após a publicidade

O governo polonês, contudo, convocou o embaixador israelense em Varsóvia para pedir explicações sobre o caso na sexta-feira 15 e, mais tarde,  disse não estar satisfeito com a explicação do líder israelense.

A gota d’água para o governo de Varsóvia, porém, foram as afirmações de Katz. O ministro disse à emissora israelense i24 News, no domingo 17, que “muitos poloneses colaboraram com os nazistas e, como disse (o ex-primeiro-ministro israelense) Yitzhak Shamir, ‘os poloneses sugam o antissemitismo com o leite materno'”.

“As palavras do ministro das Relações Exteriores de Israel são racistas e inaceitáveis. Está claro que o nosso ministro das Relações Exteriores (Jacek Czaputowicz) não irá à reunião de cúpula”, declarou o primeiro-ministro polonês Mateusz Morawiecki.

Continua após a publicidade

“Esperamos uma reação firme às palavras imperdoáveis e simplesmente racistas do novo ministro das Relações Exteriores de Israel, algo que não pode ficar sem resposta”, declarou à imprensa polonesa.

O Grupo de Visegrado se reúne anualmente para discutir sua cooperação em economia, cultura, educação e ciência. Há muitos anos, o governo de Netanyahu tentava atrair os parceiros do Visegrado para um encontro em Jerusalém, como meio de aprofundar as relações entre Israel e os quatro países do leste Europeu. Os primeiros-ministros da Hungria e da Eslováquia já estavam em Israel quando o encontro foi cancelado.

Varsóvia e Jerusalém tiveram grande discussão no ano passado sobre uma nova lei polonesa que tornou ilegal culpar a Polônia por colaboração no Holocausto. O governo nacionalista do país europeu procurou se concentrar apenas em casos de heroísmo por parte dos poloneses durante a ocupação alemã do país na Segunda Guerra Mundial.

Continua após a publicidade

A lei foi vista por muitos como uma tentativa de anular a pesquisa e a discussão sobre participação de poloneses no assassinato da população judaica da Polônia.

A Alemanha nazista assassinou 6 milhões de judeus durante o Holocausto, muitos deles na Polônia. Apesar da recusa do governo de Varsóvia em admitir, alguns poloneses colaboraram com os nazistas.

(Com AFP, EFE e Estadão Conteúdo)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.