Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Rússia acusa Ocidente de minar diplomacia após entrave ao chanceler

Sergei Lavrov ia se encontrar com o presidente da Sérvia, mas Bulgária, Macedônia do Norte e Montenegro impediram seu voo

Por Da Redação
6 jun 2022, 09h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, teve que cancelar uma visita à Sérvia nesta segunda-feira, 6, depois que países vizinhos fecharam seu espaço aéreo. Autoridades russas consideraram a medida um ataque à diplomacia e negociações russas.

    Lavrov ia se encontrar com o presidente sérvio, Aleksandar Vučić, em Belgrado, mas a Bulgária, a Macedônia do Norte e Montenegro fecharam seu espaço aéreo para o avião que transportava o principal diplomata de Moscou. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, chamou a medida de “outro canal fechado de comunicação”.

    A invasão da Ucrânia pela Rússia já levou ao fechamento do espaço aéreo para aeronaves russas em toda a União Europeia.

    “Nossa diplomacia ainda precisa dominar o teletransporte”, disse uma autoridade do Ministério das Relações Exteriores à agência de notícias russa Interfax. Lavrov descreveu a medida para bloquear seu avião como “sem precedentes” e disse que convidaria seu colega sérvio para visitá-lo em Moscou.

    “Se uma visita do ministro das Relações Exteriores russo à Sérvia é vista no Ocidente como algo que se aproxima de uma ameaça em escala universal, então as coisas no Ocidente são claramente muito ruins”, afirmou o chanceler russo.

    Continua após a publicidade

    O ministro do Interior da Sérvia, Aleksandar Vulin, disse lamentar profundamente “a obstrução” da visita de Lavrov, a quem descreveu como “um grande e comprovado amigo da Sérvia”.

    “Um mundo em que os diplomatas não podem buscar a paz é um mundo em que não há paz. Aqueles que impediram a chegada de Sergei Lavrov não querem a paz, eles sonham em derrotar a Rússia”, disse Vulin em comunicado.

    “A Sérvia se orgulha de não fazer parte da histeria anti-russa, e os países que o fazem irão se envergonhar”, completou.

    Continua após a publicidade

    + Negociações com Ucrânia chegaram a ‘beco sem saída’, diz Putin

    Vučić foi reeleito para um segundo mandato em abril, mas a guerra na Ucrânia é um desafio significativo para o líder. A Sérvia tem interesse em tornar-se membro da União Europeia, mas é antiga aliada da Rússia, compartilhando laços históricos, religiosos e culturais. Belgrado inclusive forneceu apoio crucial a Moscou no Conselho de Segurança das Nações Unidas, bloqueando a independência de Kosovo.

    A Sérvia é totalmente dependente do petróleo e do gás russos e não aderiu às sanções ocidentais contra Moscou. Em abril, Vučić acusou – sem evidências – a Ucrânia e um país da União Europeia (que ele não identificou) de orquestrar uma série de ameaças de bombardeios contra aviões da Air Serbia. A Ucrânia chamou a alegação de “infundada”.

    Vučić e seu colega russo, Vladimir Putin, concordaram no mês passado que a Rússia continuaria fornecendo gás natural para a Sérvia, enquanto outros países foram punidos por se recusarem a pagar o gás russo em rublos.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.