Rússia ameaça EUA por armas à Ucrânia: ‘consequências imprevisíveis’
Kremlin diz que os envios de armas dos EUA e da OTAN para a Ucrânia é irresponsável
A Rússia ameaçou os Estados Unidos para “consequências imprevisíveis” caso o governo do presidente Joe Biden continue a transferir armas para a Ucrânia.
A ameaça foi descoberta pelo jornal Washington Post, que obteve uma cópia de correspondência diplomática enviada por Moscou à Casa Branca.
“Pedimos aos Estados Unidos e seus aliados que parem com a militarização irresponsável da Ucrânia, que implica em consequências imprevisíveis para a segurança regional e internacional”, diz a nota com data da última terça-feira (12).
A correspondência diplomática veio à tona na mesma semana em que Biden anunciou ajuda extra de 800 milhões de dólares em assistência militar à Ucrânia.
O pacote de ajuda militar incluiu sistemas de artilharia, veículos blindados e helicópteros. E elevou o total de ajuda dos americanos à Ucrânia a mais de 2,4 bilhões de dólares.
“Esse novo pacote de assistência tem sistemas altamente eficazes que já fornecemos e novas capacidades. Elas são necessárias para conter o ataque mais amplo esperado no leste da Ucrânia”, disse Biden em comunicado.
Alguns desses equipamentos vão exigir treinamento extra das forças ucranianas, segundo afirmou o porta-voz do Pentágono, John Kirby.
Entre eles está o potente canhão de 155 mm. Segundo Biden, é a primeira vez que Washington envia canhões para a Ucrânia.