Rússia anuncia cessar-fogo ‘humanitário’ de três dias na guerra na Ucrânia
Data marcará o 80º aniversário do Dia da Vitória, quando a União Soviética derrotou Alemanha nazista

A Rússia anunciou nesta segunda-feira, 28, um cessar-fogo de três dias na Ucrânia, entre 8 e 11 de maio. O Kremlin disse que a trégua ocorrerá por “razões humanitárias” e que a data, escolhida pelo presidente Vladimir Putin, marcará o 80º aniversário do Dia da Vitória, quando a União Soviética e aliados derrotaram a Alemanha de Adolf Hitler na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
“Durante este período, todas as ações militares cessarão. A Rússia acredita que o lado ucraniano deve seguir este exemplo”, disse o governo russo em comunicado, mas prometeu uma “resposta adequada e eficaz” caso a Ucrânia viole o acordo.
Moscou também disse que estava pronta para se envolver construtivamente com parceiros internacionais para abordar as “causas profundas” do conflito. Em outras palavras, a Rússia espera tratar sobre suas demandas para o fim do conflito, que completou três anos em fevereiro. Entre as exigências, estão o fim das tentativas da Ucrânia de ingressar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), principal aliança militar ocidental; limitar a extensão das Forças Armadas ucranianas e poder influenciar a política interna do país vizinho.
Caso entre em prática, será a primeira vez desde o início da guerra que um cessar-fogo total será implementado. Em março, Rússia rejeitou uma proposta dos Estados Unidos para uma interrupção imediata e total dos combates por 30 dias, impondo uma lista de condições para dar o sinal verde para o acordo. A Ucrânia, por sua vez, havia aceitado os termos do plano americano.
Na semana passada, os dois lados do conflito concordaram em uma pausa de Páscoa. Oficiais ucranianos, no entanto, disseram à agência Reuters que as forças armadas russas continuaram atacando a Ucrânia. Em publicação no X, o antigo Twitter, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chamou o cessar-fogo de “outra tentativa de Putin de brincar com vidas humanas”.
Ele escreveu que “alertas de ataque aéreo estão se espalhando pela Ucrânia” e que “drones Shahed em nossos céus revelam a verdadeira atitude de Putin em relação à Páscoa e à vida humana”. Ao todo, Moscou teria desrespeitado a pausa nas hostilidades mais e 3 mil vezes.