Rússia atinge padaria na Ucrânia durante preparo de Páscoa e deixa um morto
Vítima era um empresário ucraniano que estava no local para buscar um pedido

Pelo menos uma pessoa morreu depois que um ataque aéreo russo atingiu uma padaria no norte da Ucrânia nesta Sexta-feira Santa, dia 18, enquanto funcionários preparavam tradicionais pães de Páscoa, disseram as autoridades ucranianas.
O drone russo atingiu a padaria na cidade de Sumy às 5h00 no horário local (1h00 em Brasília), deixando janelas estilhaçadas e as bandejas de pães de Páscoa —conhecidos como “paska” em ucraniano — cobertas de poeira cinza, de acordo com imagens divulgadas pela emissora ucraniana Suspilne.
“Foi assim que a Rússia começou esta Sexta-feira Santa — com mísseis balísticos, mísseis de cruzeiro, ‘shaheds’ (drones iranianos) — uma zombaria com nosso povo e cidades”, escreveu o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em uma publicação no X, antigo Twitter.
⚡️🍞Russians destroyed a bakery in Sumy with three kamikaze drones, killing one person and injuring one, State Emergency Service said.
🎥DSNS in the region pic.twitter.com/COeaIFlIhw
— Denys from Kharkiv (@GlushkoDenys) April 18, 2025
A vítima era um empresário local que estava na padaria para buscar um pedido, de acordo com o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha.
“Tanto para os ‘valores cristãos tradicionais’ da Rússia. É contra o Senhor, qualquer fé e quaisquer valores humanos atacar uma confeitaria comum, assassinar um empreendedor e destruir o pão de Páscoa. Este é o mal com o qual estamos lidando todos os dias”, escreveu Sybiha no X.
President @ZelenskyyUa:
This is how Russia began this Good Friday – with ballistic missiles, cruise missiles, Shaheds – maiming our people and cities.A missile strike on Kharkiv, right on the city. Dozens of residential buildings were damaged, as well as an enterprise and… pic.twitter.com/bQGviF8oUl
— Defense of Ukraine (@DefenceU) April 18, 2025
No último domingo, dois mísseis balísticos russos atingiram o centro de Sumy, matando 35 pessoas e deixando outras 117 feridas. Segundo as autoridades locais, o ataque foi um dos mais letais contra a Ucrânia neste ano.
O ataque de sexta-feira ocorre um dia após a Ucrânia e os Estados Unidos assinarem um memorando de entendimento sobre o acordo de minerais, que dará acesso ao governo americano a terras raras no subsolo ucraniano. Além de Sumy, uma salva de mísseis na cidade ucraniana de Kharkiv danificou dezenas de prédios residenciais, uma empresa e veículos, de acordo com o Ministério da Defesa do país. Uma pessoa morreu e cerca de 70 pessoas ficaram feridas, incluindo cinco crianças. “A mais nova, Valeriia, tem apenas dois anos”, destacou a pasta.