O Ministério da Defesa da Rússia disse, nesta sexta-feira, 13, que suas forças assumiram o controle da cidade de Soledar, no leste da Ucrânia, o que seria seu primeiro grande avanço no campo de batalha após seis meses de reveses militares.
De acordo com autoridades russas, suas forças conquistaram a cidade na noite de quinta-feira 12, depois de ser foco, por muito tempo, de intensos combates e bombardeios.
O Ministério da Defesa disse que essa posição estratégica tornaria possível cortar as rotas de abastecimento ucranianas para a cidade vizinha, e maior, de Bakhmut, que fica a sudoeste, e cercar as forças ucranianas remanescentes lá.
+ Por que Rússia e Ucrânia fazem altas apostas para a cidade de Soledar
“A captura de Soledar foi possível pelo constante bombardeio do inimigo por assalto e aviação do exército, forças de mísseis e artilharia de um agrupamento de forças russas”, disse o Ministério da Defesa de Moscou.
A afirmação da Rússia, que veio após dias de silêncio do ministério sobre a situação de Soledar, ainda está sendo verificada por fontes independentes.
O chefe do grupo mercenário russo Wagner disse na quarta-feira 11 que seus combatentes conseguiram “libertar” por completo a cidade, o que foi negado pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
+ Putin substitui general no comando da guerra na Ucrânia
A Ucrânia também disse nesta sexta-feira que suas forças ainda estavam resistindo em Soledar após uma noite “quente” de combates, no que se tornou um dos campos de batalha mais sangrentos de toda a guerra. Ambos os lados sofreram pesadas perdas na batalha pela pequena cidade.