Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Rússia diz que Mariupol ignorou ultimato e ameaça ‘eliminar’ resistência

Ministério da Defesa da Rússia diz que Kiev barrou as negociações de rendição da cidade; combatentes tinham até a meia-noite de sábado para se render

Por Da Redação Atualizado em 17 abr 2022, 08h32 - Publicado em 17 abr 2022, 08h25

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou neste domingo, 17, que o ultimato para que Mariupol se rendesse foi ignorado e ameaçou “eliminar” a resistência na cidade ucraniana, segundo a rede americana CNN. O ministério disse que soldados ucranianos poderiam “baixar as armas e se render para salvar suas vidas”, mas que negociações teriam sido barradas por Kiev.

O país afirmou que ouviu de soldados ucranianos que já tinham se rendido antes que há cerca de “400 mercenários estrangeiros”, incluindo europeus e canadenses, combatendo e que foram cercados junto com os ucranianos. “Caso a resistência continue, todos serão eliminados”, disse a Defesa russa.

O ultimato russo foi dado neste sábado. Os combatentes tinham até 6h da manhã no horário de Moscou (meia-noite no horário de Brasília) para entregar suas armas e se render pacificamente.

Em declaração em vídeo no sábado, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que a Rússia está “deliberadamente tentando destruir todo mundo” em Mariupol e que seu governo está em contato com os combatentes.

Continua após a publicidade

Em uma nota publicada no site da presidência, Zelensky afirmou que estava aberto para negociar com Vladimir Putin, mas que as conversas seriam impossíveis caso a Rússia continue cometendo crimes de guerra.

A cidade, uma das maiores da Ucrânia perto da fronteira com a Rússia, é cobiçada por seu acesso ao Mar de Azov, que se conecta ao Mar Negro – um dos poucos pontos de água navegável da região. Segundo dados do ministério russo, 4.000 pessoas morreram na cidade durante o combate, e 1.464 militares ucranianos se renderam até o momento.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.