Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Rússia diz que pode tomar mais ativos do Ocidente em represália a sanções

O alerta acontece um dia após assinatura de decreto que permite controle temporário dos ativos de duas empresas europeias

Por Da Redação
Atualizado em 26 abr 2023, 18h35 - Publicado em 26 abr 2023, 18h34

A Rússia afirmou nesta quarta-feira, 26, que pode tomar mais ativos ocidentais como forma de retaliação por sanções promovidas por Estados Unidos e Europa. O alerta foi feito um dia após o presidente da Vladimir Putin assinar um decreto que permite o controle temporário dos ativos russos da empresa finlandesa Fortum e da alemã Uniper, operadoras de usinas de energia no país.

Apesar da possibilidade da medida ser revertida, o novo movimento de Putin ocorre em meio aos rumores de que os membros do G7 estariam considerando uma proibição das exportações para Moscou. A União Europeia estaria estudando, ainda, a possibilidade de usar ativos congelados para reconstruir a Ucrânia, invadida por tropas russas em fevereiro do ano passado. 

Como consequência ao conflito, empresas russas foram submetidas a uma série de sanções ocidentais. Autoridades, no entanto, relataram a insuficiência das medidas atuais e  apontaram para a necessidade de retaliações mais duras. 

+ Ataque de mísseis da Rússia deixa mortos e feridos em museu na Ucrânia

A escalada dos embates entre Rússia e Ocidente alcançou estado crítico com a entrada da Finlândia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no início do mês, mesmo com as ameaças do Kremlin. Receoso com a guerra na Ucrânia, o país teria buscado proteção da principal aliança militar ocidental. 

Continua após a publicidade

Com o aval de Putin, tanto a Fortum como a Uniper tiveram suas ações colocadas sobre o controle temporário da Rosimushchestvo, a agência imobiliária do governo federal. O valor contábil dos ativos de ambas as entidades alcançou 1,7 bilhão de euros (cerca de 9,4 bilhões de reais).

A alemã Uniper é, ainda, responsável por 83,73% da Unipro, que opera cinco usinas na Rússia com 4.300 funcionários. A sede russa da Fortum controla também sete usinas termelétricas nos Urais e na Sibéria Ocidental, assim como usinas eólicas e solares. Ambas a tentavam sair do território russo. 

+ ‘Estamos à beira de uma nova guerra mundial’, alerta aliado de Putin

Continua após a publicidade

Um porta-voz do Ministério das Finanças da Alemanha, que supervisiona a propriedade do governo da Uniper, afirmou que Berlim estaria avaliando as implicações concretas da decisão. Somando-se aos críticos, a ministra da Finlândia responsável pelas participações estatais, Tytti Tuppurainen, informou que acompanharia o caso de perto, já que o Estado é o maior acionista da empresa finlandesa.

Porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov disse que a medida  “não trata de questões de propriedade e não priva os proprietários de seus bens porque a gestão externa é temporária e significa apenas que o proprietário original não tem mais o direito de tomar decisões administrativas”. Ele alertou também que a lista de empresas pode ser expandida.

No início da semana, o banco estatal russo VTB afirmou que a Rússia deveria controlar e administrar os ativos de empresas estrangeiras, ao alegar que a devolução só deveria ser realizada com o fim das sanções contra o país.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.