Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Rússia fecha gasoduto para ‘manutenção’ e Europa teme corte energético

O Nord Stream 1 será fechado para manutenção, segundo a Rússia, por um período de 10 dias

Por Da Redação
11 jul 2022, 16h16

Os ministros da Economia da França e da Alemanha alertaram nesta segunda-feira, 11, para uma possível extensão do corte de fornecimento de gás russo, já que o gasoduto Nord Stream 1 será fechado para manutenção, segundo a Rússia, por um período de 10 dias.

Embora o trabalho de manutenção tenha sido agendado com antecedência, o ministro da Economia alemão, Robert Habeck, disse em comunicado na segunda-feira que a Europa “não será dividida pelas ações da Rússia”, já que o fechamento do duto testa o objetivo da Europa de tornar-se independente do fornecimento de combustível russo.

No domingo, o ministro da Economia francês, Bruno Le Maire, alertou que a França deve agir com rapidez e eficiência para se preparar para um “corte total do gás russo”, instando os participantes de uma conferência econômica em Aix-en-Provence, no sul da França, a “serem criativos” e “pararem de levar dois ou três anos para fazer o que outras nações fazem em seis meses”.

A França deve acelerar a construção de um terminal flutuante de gás natural na costa do Atlântico, a oeste, e construir mais reatores nucleares, acrescentou.

Já Habeck disse à rádio pública Deutschlandfunk no sábado que é “simplesmente uma situação que não tivemos antes” e que “tudo pode acontecer”.

Continua após a publicidade

+ União Europeia alerta para perigo de corte completo do gás russo

“Pode ser que o gás volte a fluir, ainda mais do que antes. Pode ser que não venha nada. E, honestamente, sempre temos que nos preparar para o pior e trabalhar um pouco para o melhor”, afirmou.

Em 23 de junho, a Alemanha ativou a segunda fase de seu programa de emergência de gás de três etapas, chegando mais perto de um possível racionamento para as indústrias. A maior economia da Europa agora está oficialmente com falta de gás natural e intensifica um plano de crise para preservar os suprimentos.

Continua após a publicidade

+ Sanções a Putin deixam a desejar, e Rússia ainda fatura alto com petróleo

A Rússia é o segundo maior fornecedor de gás natural para a França, suprindo 17% das importações do produto em 2021, segundo o Ministério da Transição Ecológica da França.

Ao contrário de seu vizinho europeu, a Alemanha, a França depende predominantemente de energia nuclear, que representa 75% de sua produção de energia em 2020, acrescentou o ministério.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.