Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Rússia: homem atira em chefe de recrutamento para guerra na Ucrânia

Um vídeo mostrou o momento da agressão contra o militar em uma cidade siberiana, depois do russo dizer 'ninguém vai a lugar nenhum'

Por Da Redação
Atualizado em 26 set 2022, 09h11 - Publicado em 26 set 2022, 08h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Russian conscripts waiting for a medical check-up at a local recruitment office, St. Petersburg, on May 20, 2020. President Vladimir Putin declared a send to the army of 135,000 people during the spring call-up in Russia which started on the 20th of May. All recruits tested for Covid-19 infection, will be quarantined for 14 days in their military units. (Photo by Sergey Nikolaev/NurPhoto via Getty Images)
    Recrutas russos à espera de um check-up médico em um escritório de recrutamento local, São Petersburgo. Incidentes ao redor do país revelam oposição à mobilização parcial de Putin - 20/09/2022 (Sergey Nikolaev/Getty Images)

    Um vídeo divulgado nesta segunda-feira, 26, revelou que um homem russo atirou no líder do comitê militar de uma cidade da Sibéria, depois de dizer que ele se recusaria a lutar na guerra na Ucrânia.

    O incidente ocorreu na cidade de Ust-Ilimsk, de cerca de 85.000 habitantes, na região de Irkutsk, na Sibéria. O vídeo mostrou o atirador, vestido com roupas de estampa de camuflagem, atirando no militar à queima-roupa, enquanto outros potenciais recrutas para a guerra fugiam da sala.

    Relatos dizem que pelo menos três tiros foram disparados. Não está claro se o comandante, que também chefia a junta de recrutamento local, morreu. O vídeo mostrou que o militar foi carregado para fora do prédio e colocado em uma maca, sem apresentar movimentos.

    Continua após a publicidade

    O governador regional de Irkutsk, Igor Kobzev, escreveu no aplicativo de mensagens Telegram que o chefe do escritório de recrutamento estava no hospital em estado crítico e que o atirador detido “será absolutamente punido”.

    De acordo com uma testemunha, o homem atirou no comandante militar depois que ele deu um discurso “desajeitado”, incentivando recrutas para a guerra na Ucrânia. “Ninguém vai a lugar nenhum”, disse o homem momentos antes de atirar, disse uma testemunha ao canal de notícias do Telegram, Baikal People.

    É o mais recente incidente ligado ao anúncio do presidente russo, Vladimir Putin, de uma mobilização parcial de 300.000 reservistas.  Meia dúzia de centros de recrutamento foram incendiados em ataques na semana passada, e a polícia fez centenas de prisões em todo o país para dispersar os protestos locais desencadeados pelo anúncio.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.