Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Rússia lança 50 mísseis contra infraestrutura energética da Ucrânia

Comando aéreo da Ucrânia disse que derrubou 44 mísseis inimigos, mas outros atingiram barragens hidrelétricas e estruturas importantes

Por Da Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 11h27 - Publicado em 31 out 2022, 08h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Rússia lançou uma onda de mísseis de cruzeiro contra barragens hidrelétricas e outras infraestruturas importantes em toda a Ucrânia nesta segunda-feira, 31, com explosões relatadas na capital, Kiev, e em pelo menos 10 outras cidades e regiões.

    “Outro lote de mísseis russos atinge a infraestrutura crítica da Ucrânia. Em vez de lutar no campo de batalha, a Rússia luta contra civis”, disse Dmytro Kuleba, ministro das Relações Exteriores da Ucrânia. “Não justifique esses ataques chamando-os de ‘resposta’. A Rússia faz isso porque ainda tem os mísseis e a vontade de matar os ucranianos.”

    + Aliado de Putin admite derrota significativa na guerra contra a Ucrânia

    O comando aéreo da Ucrânia disse que derrubou 44 dos 50 mísseis inimigos. Imagens de vídeo sugeriram que vários mísseis foram interceptados nos céus de Kiev logo após as 8h (3h de Brasília). No país inteiro, soaram sirenes de ataques aéreos, orientando cidadãos a procurar abrigo.

    No entanto, alguns ataques penetraram nas defesas da Ucrânia. O governador de Kiev, Oleksiy Kuleba, disse que “grande bombardeio na região” danificou a infraestrutura de eletricidade e energia. Ele disse que os moradores devem fazer cortes de energia de emergência, acrescentando que há pelo menos uma vítima.

    Continua após a publicidade

    + Zelensky acusa Rússia de usar táticas de ‘loucura’ na linha de frente

    Os mísseis de cruzeiro foram disparados de aeronaves russas voando ao norte do Mar Cáspio e da região de Rostov. Eles atingiram alvos nos oblasts de Kiev, Zaporizhzhia e Kharkiv, bem como nas áreas de Mikolaiv, Lviv, Zhytomyr, Kirovohrad e Chernivtsi.

    + Rússia impõe condições para restaurar energia na Ucrânia em meio a apagões

    Usinas hidrelétricas estavam entre os principais alvos da Rússia nesta manhã, de acordo com Herman Halushchenko, ministro da Energia da Ucrânia. Em comunicado no Facebook, Halushchenko descreveu a situação como “outro ataque bárbaro”, acrescentando que “subestações elétricas, usinas hidrelétricas e de geração de calor foram atingidas por foguetes”.

    Como resultado, apagões parciais programados e apagões de emergência foram introduzidos nas regiões de Kiev, Cherkasy, Zaporizhzhia, Cherkasy, Kyiv, Kirovohrad, Kharkiv, Zaporizhia e Poltava, disse ele.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.