Rússia multa empresa do Google em 373 milhões de dólares
País afirma que a empresa não exclui 'falsificações sobre o curso da operação militar especial na Ucrânia', tirando a credibilidade da Rússia
A Rússia multou a empresa proprietária do Google, a Alphabet, em 373 milhões de dólares, equivalente a 2 bilhões de reais, nesta segunda-feira, 18, por não remover conteúdos que a Rússia considera ilegal, como “notícias falsas” sobre o conflito na Ucrânia e por não restringir o acesso imediato a materiais proibidos, disse o regulador de comunicações do país, Roskomnadzor.
+Serviço de notícias do Google é bloqueado na Rússia
O serviço de notícias do Google já havia sido bloqueado em março na Rússia, pelo mesmo motivo. Mesmo antes da guerra, Moscou já era contra à distribuição de conteúdo de plataformas estrangeiras que violassem suas restrições. No final do ano passado, o Google foi penalizado em 7,2 bilhões de rubros.
O regulador russo destacou a conta do Youtube da empresa, dizendo que não excluiu “falsificações sobre o curso da operação militar especial na Ucrânia, desacreditando as forças armadas da Federação Russa”, e que promove visões extremistas e conclama crianças a participar de protestos não autorizados.
A multa foi calculada como uma parcela do faturamento anual do Google na Rússia. A empresa pode recorrer, mas ainda não comentou caso.