Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Rússia pede ajuda de internautas para decidir como revidar aos EUA

Votação no Twitter pergunta qual consulado americano na Rússia internautas gostariam que fosse fechado

Por Julia Braun
26 mar 2018, 17h35

A diplomacia mundial é a nova vítima das redes sociais. Após o uso indiscriminado do Twitter pelo presidente americano Donald Trump no último ano, chegou a vez dos russos tentarem resolver conflitos internacionais e fazerem provocações na plataforma.

Depois que os Estados Unidos decidiram hoje seguir o Reino Unido e a União Europeia, expulsando 60 diplomatas e fechando o consulado russo em Seattle em resposta ao envenenamento em solo britânico do ex-agente duplo Sergei Skripal e sua filha, a embaixada da Rússia em Washington decidiu criar uma enquete em sua página oficial no Twitter para pedir ajuda aos internautas na decisão de como será a represália às medidas americanas.

“A administração dos EUA ordenou o fechamento do consulado russo em Seattle. Qual Consulado-Geral dos EUA você fecharia na Rússia, se dependesse de você decidir?”, diz a postagem.

As opções dadas pela enquete são os consulados americanos em Vladivostok, Yekaterinburg e São Petersburgo. Em 5 horas, o tuíte foi respondido por mais de 18.000 pessoas.

Continua após a publicidade

Até o momento, o fechamento do consulado de São Petersburgo está na frente na enquete, com 44% dos votos.

A ordem americana de expulsão de diplomatas inclui doze agentes da inteligência russa alocados na missão do país junto à Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, e 48 funcionários da embaixada em Washington.

Donald Trump também determinou o fechamento do consulado russo na cidade de Seattle, no noroeste do país, em razão de sua proximidade da base de submarinos de Kitsap e da base da Boeing.

Continua após a publicidade

Diversos países da União Europeia (UE), o Canadá, a Ucrânia e a Albânia também tomaram a decisão de expulsar diplomatas russos em resposta ao envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e de sua filha no dia 4 de março.

Segundo o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, mais expulsões e outras medidas comuns da União Europeia podem ser esperadas nas próximas semanas. O Reino Unido já havia expulsado 23 diplomatas do governo de Vladimir Putin pelo mesmo caso.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.