Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Rússia propõe lei que endurece perseguição à comunidade LGBT

Objetivo é considerar infração qualquer ato visto como 'promoção LGBT' e aumentar multa para quem mostrar esse tipo de conteúdo a crianças

Por Da Redação 31 ago 2022, 14h30

O governo da Rússia propôs uma nova legislação nesta quarta-feira, 31, que prevê dobrar a multa para exposição ao que chama de “propaganda LGBT” e tornar uma infração administrativa qualquer ato ou evento visto como promoção da homossexualidade.

Desde 2013, está em vigor no país a chamada lei de “propaganda gay”, que proíbe qualquer pessoa ou entidade de promover relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo para crianças. No entanto, o objetivo do governo é expandir a legislação também para adultos.

+ Governo da Rússia alimenta intolerância e homofobia no país

De acordo com o novo projeto, a multa por “promover relações sexuais não tradicionais” para crianças seria dobrada para dois milhões de rublos, o equivalente a 171.500 reais, para entidades, com a multa aumentando para até cinco milhões se o crime ocorrer online ou em veículos da mídia. 

Já os indivíduos que cometerem a infração serão multados em 400.000 rublos, o equivalente a 34.000 reais, enquanto estrangeiros serão deportados e proibidos de voltar ao país. 

“Atualmente, a responsabilidade se aplica apenas à propaganda LGBT entre crianças. Meus colegas do comitê e eu gostaríamos de estender isso a qualquer propaganda de relações sexuais não tradicionais, independentemente da idade”, disse o deputado Alexander Khinshtein.

Continua após a publicidade

Como resposta, as autoridades russas argumentam que a nova proposta é para defender a moralidade diante daquilo que chamam de valores liberais não russos promovidos pelo Ocidente. No entanto, ativistas dos direitos humanos dizem que a lei foi amplamente aplicada para intimidar a comunidade LGBTQIA+ da Rússia.

Na última terça-feira, 30, a plataforma TikTok foi ameaçada com uma multa de quatro milhões de rublos depois que um tribunal russo dizer que havia promoção de “vídeos com temas LGBT”, enquanto o órgão regulador da mídia do país pediu a um sindicato que analisasse a retirada de todos livros que divulgam “propaganda LGBT” à venda. 

+ Ativista gay é preso por manifestação antes de jogo da Copa na Rússia

As autoridades já haviam usado a lei para impedir marchas do orgulho gay e deter ativistas dos direitos dos homossexuais. As novas propostas, caso aprovadas, ampliariam significativamente o escopo dessa lei.

Em ranking das nações mais amigas da comunidade LGBT feito pela Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexuais da Europa, ILGA Europe, em 2022, a Rússia ficou em 46º lugar, entre 49 países avaliados. 

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.