Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Rússia troca Starbucks por ‘Stars Coffee’ após rede deixar o país

A Starbucks, uma das grandes empresas ocidentais a deixar a Rússia em retaliação à invasão à Ucrânia, foi reinventada por um rapper pró-Moscou

Por Da Redação
19 ago 2022, 11h46
  • Seguir materia Seguindo materia
  • MOSCOW, RUSSIA - AUGUST 18: The Stars Coffee logo is seen on a window after former Starbucks coffee shops are reopened as Stars Coffee in Moscow, Russia on August 18, 2022. The rebranded coffee shops are owned by Russian businessman Anton Pinskiy and Russian rapper Timur Yunusov, known as Timati. Starbucks suspended its businesses in Russia in March, and pulled out of the country in May. (Photo by Pavel Pavlov/Anadolu Agency via Getty Images)
    Qualquer semelhança é mera coincidência: donos da Stars Coffee disseram que quiseram preservar elementos de identificação com a Starbucks, mas 'única cópia é o círculo' - 18/08/2022 (Pavel Pavlov/Getty Images)

    A Starbucks na Rússia ganhou nova gerência – e novo nome. Parte do êxodo de empresas ocidentais que deixaram o país em reprimenda à guerra na Ucrânia, a rede foi rebatizada de ‘Stars Coffee’ pelo rapper Timati e o dono de restaurante Anton Pinsky, e começa suas operações nesta sexta-feira, 19.

    O centro de Moscou ficou lotado na véspera, quando Timati apresentou a nova marca, cujo logotipo apresenta uma imagem de uma mulher com uma estrela acima de sua cabeça (lembra algo?), ao lado de Pinsky.

    Proibido de usar o logotipo da sereia da Starbucks, Timati disse que procurou encontrar alguma continuidade, ou seja, a forma circular e o “gênero feminino”, que ele disse contrastar bem com a “cor masculina” marrom, semelhante a um charuto, no novo logotipo.

    “As percepções das pessoas podem ser diferentes”, disse Pinskiy. “Mas se você comparar, além do círculo, você não encontrará nada em comum [entre os logos].”

    + Um genérico com fritas, por favor: o novo McDonald’s da Rússia

    Continua após a publicidade

    A Starbucks se recusou a comentar a semelhança do logotipo e do nome, mas se referiu a uma declaração anterior em que dizia que a empresa havia tomado a decisão de sair e não tinha mais presença da marca no mercado russo.

    Como a Starbucks tinha seus próprios recursos e base de produção na Rússia, Timati disse que a dupla precisava encontrar novos fornecedores, mas não teve dificuldades. A Stars Coffee importa grãos de café da América Latina e da África, disse Pinskiy, com fornecedores de outros itens baseados na Rússia.

    + Zelensky insta líderes da América Latina a ‘saberem verdade’ sobre Rússia

    “Achamos novos fornecedores e os torrefadores certos. Como os baristas misturaram tudo corretamente, temos um produto que achamos que será competitivo”, disse ele.

    Continua após a publicidade

    A Starbucks, com sede em Seattle, que ajudou a popularizar o café para viagem, disse que deixaria a Rússia no fim de maio, depois de quase 15 anos de operações. A Starbucks tinha 130 lojas na Rússia, operadas por seu licenciado Alshaya Group, com quase 2.000 funcionários no país. Pinsky disse que as lojas reabririam gradualmente ao longo de agosto e setembro.

    A dupla não divulgou o custo da compra da rede da Alshaya. “Investimos tanto quanto pagamos”, disse Pinsky. “Este é (um) prazer caro”, acrescentou, afirmando que estão interessados em mais aquisições.

    Embora a parceria possa parecer improvável, Timati, um dos rappers mais famosos da Rússia, co-fundou a rede Black Star Burger na Rússia, que vende um “Timati Burger”.

    Ele também é conhecido por seu apoio ao Kremlin e, em 2015, lançou um música contendo a letra “O presidente Putin é meu melhor amigo”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.