Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Sanders denuncia interferência russa em favor de sua eleição

Documentos entregues à Câmara por agentes de Inteligência indicam intromissão de Moscou para favorecer reeleição de Trump

Por Da Redação
22 fev 2020, 09h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O senador Bernie Sanders, pré-candidato democrata à Casa Branca, denunciou na sexta-feira 21 a tentativa da Rússia de novamente interferir no processo eleitoral dos Estados Unidos. Líder nas pesquisas sobre disputa em seu partido, Sanders foi  informado por agentes de Inteligência americanos sobre o interesse de Moscou em ajudar sua campanha há um mês, segundo o jornal The New York Times.

    A Comissão de Inteligência da Câmara dos Deputados havia recebido nesta semana documentos de agentes americanos que comprovariam a interferência russa em favor da candidatura à reeleição do presidente Donald Trump. O vazamento dessa informação levou Trump a demitir o então diretor nacional de Inteligência, Joseph Maguire, na quinta-feira, 20.

    Sanders deliberadamente divulgou a notícia na véspera das primárias democratas no estado americano de Nevada, neste sábado, 22. Trata-se da terceira prévia entre os pré-candidatos a concorrer com Trump nas eleições de novembro. Defensor de propostas consideradas de esquerda nos Estados Unidos, Sanders venceu a primária anterior, de New Hampshire e ficou em segundo lugar no caucus de Iowa.

    Em campanha em Las Vegas, em Nevada, Trump ironizou a declaração de Sanders ao dizer que o presidente russo, Vladimir Putin, realmente preferiria o democrata. “Sanders está em lua-de-mel com Moscou”, afirmou, referindo-se a uma viagem do demcorata à União Soviética em 1988.

    Continua após a publicidade
    Continua após a publicidade

    A interferência estrangeira nas eleições americanas, sobretudo da Rússia, é uma preocupação permanente desde o pleito de 2016, no qual Moscou teria favorecido a campanha de Trump. O caso foi investigado pela equipe do procurador especial, Robert Mueller, que concluiu não ser possível processar o presidente americano pelo caso.

    Continua após a publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.