Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Sem citar outros candidatos, Lula defende entrada da Argentina nos Brics

Presidente está na África do Sul para 15ª Cúpula dos chefes de Estado dos Brics, que acontece desta terça-feira até a quinta-feira

Por Da Redação
Atualizado em 22 ago 2023, 12h48 - Publicado em 22 ago 2023, 11h06

Em live semanal poucas horas antes da cúpula dos Brics, na África do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta terça-feira, 22, a entrada da Argentina no bloco. Durante a fala, o petista não citou nenhum outro dos 23 países que se candidataram oficialmente para entrar no grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e a África do Sul.

“Defendo que os nossos irmãos da Argentina possam participar do Brics. Defendo isso, vamos ver na reunião como fica”, disse Lula, acrescentando ser também “favorável à entrada de vários países”.

+ Lula na África do Sul: o que está em jogo na cúpula dos Brics?

A África do Sul abrigará a 15ª Cúpula dos chefes de Estado dos Brics, que acontece desta terça-feira até a quinta-feira. Lula deve engajar em conversas e negociações com os presidentes sul-africano, Cyril Ramaphosa, e chinês, Xi Jinping, bem como com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, participará de forma remota, devido a um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional em Haia contra ele.

Nesta terça, os líderes dos Brics participarão de um fórum empresarial e depois se reunirão em um “retiro”, o evento exclusivo aos chefes de Estado e governo e respectivos ministros das Relações Exteriores. O chanceler russo, Sergei Lavrov, estará presente, segundo o governo brasileiro.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o encontro entre os presidentes terá três temas principais.

Continua após a publicidade

O primeiro é a expansão do Brics, sobre a qual o presidente Lula já levantou a possibilidade da inclusão de países como Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e a Argentina. O Itamaraty declarou que 23 países já entraram com pedido de adesão, e os negociadores da cúpula têm conversado sobre as características desses novos membros e os parâmetros de permissão de entrada no grupo.

Também estarão na pauta as questões específicas do continente africano, do qual o líder brasileiro defende se reaproximar. Lula confirmou a intenção de fazer um “giro” no continente para retomar as boas relações com os países africanos – seu antecessor, Jair Bolsonaro, não esteve na África durante o mandato (2019-2022). Depois da cúpula, o petista segue para Angola (25 e 26 de agosto) para encontros com lideranças políticas, e para São Tomé e Príncipe (27 de agosto), onde participará da cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O terceiro ponto é a discussão sobre o uso de uma moeda comum para as transações comerciais entre os países do bloco. Lula tem defendido que os países tenham a opção de fazer as negociações em outra moeda além do dólar e que o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como Banco dos Brics, possa escolher qual moeda utilizar. O presidente argumenta que a mudança pode fortalecer outras moedas.

Continua após a publicidade

+ Em São Petersburgo, Dilma se encontra com Putin e presidente sul-africano

Na semana passada, o Itamaraty também indicou que a guerra na Ucrânia estará na pauta. O tema deve aparecer no chamado “retiro”. Putin será representado, como nos demais eventos da cúpula, por seu chanceler.

A guerra entre Rússia e Ucrânia já dura um ano e meio, e Lula defende a criação de um “clube de paz”, um grupo formado por países neutros que possam mediar um eventual acordo para o fim do conflito.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.