Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Seul interrompe propaganda em caixas de som no limite com Coreia do Norte

As transmissões incluíam uma mistura de notícias, música pop coreana e críticas ao regime de Kim Jong-un

Por Da redação
Atualizado em 23 abr 2018, 11h24 - Publicado em 23 abr 2018, 11h24

A Coreia do Sul interrompeu nesta segunda-feira as transmissões de propaganda que emitia por gigantescas caixas de som na fronteira com a Coreia do Norte, visando criar um clima positivo antes da primeira cúpula em uma década entre seus líderes.

O gesto veio depois de Pyongyang dizer que interromperá imediatamente seus testes nucleares e de mísseis, buscando ao invés disso o crescimento econômico e a paz, uma declaração saudada por líderes de todo o mundo.

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, deve participar de uma reunião com o presidente sul-coreano, Moon Jae-In, no vilarejo fronteiriço de Panmunjom na sexta-feira, e se reunir com o presidente americano, Donald Trump, no final de maio ou início de junho.

“A decisão da Coreia do Norte de congelar seu programa nuclear é uma decisão significativa para a desnuclearização completa da península coreana”, disse Moon Jae-in em uma reunião de rotina na Casa Azul nesta segunda-feira.

“É uma luz verde que aumenta as chances de desfechos positivos nas cúpulas do Norte com a Coreia do Sul e os Estados Unidos. Se a Coreia do Norte seguir o caminho da desnuclearização completa a partir disto, um futuro brilhante pode ser garantido.”

As transmissões de propaganda sul-coreanas, que incluem uma mistura de notícias, música pop coreana e críticas ao regime do vizinho do norte, foram interrompidas à meia-noite, comunicou o Ministério da Defesa em Seul, sem especificar se elas serão retomadas após o encontro entre Kim e Moon.

Continua após a publicidade

“Esperamos que esta decisão leve as duas Coreias a pararem com as críticas e a propaganda mútuas uma contra a outra e também contribua para criar paz e um novo começo”, disse o Ministério da Defesa sul-coreano.

Trata-se da primeira vez em mais de dois anos em que as transmissões da Coreia do Sul foram silenciadas. A Coreia do Norte tem seus próprios alto-falantes de transmissão de propaganda na fronteira, mas uma autoridade da Defesa disse que não conseguiu verificar se elas foram interrompidas.

As duas Coreias acertaram um cronograma para a cúpula de sexta-feira em reuniões de trabalho ocorridas nesta segunda-feira, informou a Casa Azul presidencial sul-coreana, acrescentando que a Coreia do Norte concordou em permitir o acesso de repórteres sul-coreanos em parte de sua Área de Segurança Conjunta na divisa para cobrirem o evento.

Continua após a publicidade

(Com Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.