Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Seul lamenta suspensão do encontro com a Coreia do Norte nesta 4ª

Governo sul-coreano afirma que a decisão do vizinho contraria acordo firmado entre os países

Por Da redação
16 Maio 2018, 09h25

O governo da Coreia do Sul lamentou que a Coreia do Norte tenha cancelado a reunião de alto nível prevista para esta quarta-feira por causa da realização de manobras militares entre Seul e Washington. O treinamento também põe em perigo a cúpula entre Kim Jong-un e Donald Trump, prevista para junho.

Em um comunicado do Ministério da Unificação sul-coreano, Seul tachou de “lamentável” a “decisão unilateral” da Coreia do Norte de adiar as conversas, considerando que isso não se ajusta “ao espírito e propósito dos acordos alcançados entre os líderes dos dois países”.

O texto se refere à chamada “Declaração de Panmunjom“, assinada no dia 27 de abril pelo líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in. O documento estabelece um compromisso pela paz permanente e a “desnuclearização completa” na península coreana.

No comunicado, Seul acrescenta ter “a firme determinação de implementar fielmente a Declaração de Panmunjom e pede ao Norte para retornar o mais rápido possível às conversas com o objetivo de conseguir a paz e prosperidade na península”.

Em outro breve texto, um porta-voz do gabinete presidencial sul-coreano explicou que está trabalhando em conjunto com os ministérios da Unificação, Relações Exteriores e Defesa para tentar “descobrir o verdadeiro significado da mensagem enviada pela Coreia do Norte”.

Continua após a publicidade

Pyongyang notificou Seul nas primeiras horas nesta quarta-feira que cancelava a reunião de alto nível, pouco depois de sua agência estatal de notícias, KCNA, afirmar que as manobras aéreas anuais “Max Thunder” dos Estados Unidos e Coreia do Sul são uma tentativa “de realizar um ataque preventivo” contra seu território.

“Os Estados Unidos terão que avaliar cuidadosamente tudo relacionado com a prevista cúpula com a Coreia do Norte, como estes provocadores exercícios militares conjuntos com a participação das autoridades da Coreia do Sul”, acrescenta a o texto da KCNA, em referência à reunião prevista para o dia 12 de junho, em Singapura, entre os governantes americano e norte-coreano.

(Com EFE)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.