Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Sob ameaça de prisão, oposicionista Guaidó retorna à Venezuela

Autodeclarado presidente interino do país diz no Twitter que já está no aeroporto de Caracas, que passou pela imigração e que volta como 'cidadão livre'

Por Agência Brasil Atualizado em 4 mar 2019, 14h46 - Publicado em 4 mar 2019, 14h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O autodeclarado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, usou nesta segunda-feira, 4, as redes sociais para dizer que voltou à Venezuela após ter deixado o país para viagens internacionais em busca de apoio contra o regime de Nicolás Maduro – ele esteve inclusive no Brasil, onde se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro.

    Sem dar detalhes sobre o pouso, ele apenas informou que estava no país. “Já em nossa terra amada. Venezuela, acabamos de passar pela imigração e vamos nos mobilizar para onde está o povo”, avisou o deputado oposicionaista na sua conta pessoal no Twitter.

    Em seguida, o autodeclarado presidente interino acrescentou: “Entramos na Venezuela como cidadãos livres, que ninguém nos diga o contrário. Sinto o sol de Guaíra e o brilho do povo que nos esperou aqui”, escreveu.

    Guaidó retorna à Venezuela no momento em que convocou uma mobilização nacional tanto em Caracas, capital do país, como em várias cidades do interior. As manifestações estão organizadas para esta quarta-feira, 5.

    Em transmissão ao vivo feita na terça-feira 3 nas redes sociais, Guaidó fez um balanço de sua viagem por cinco países da América do Sul: Colômbia, Brasil, Paraguai, Argentina e Equador. Segundo ele, foi firmada uma “coalizão” internacional em favor da democracia.

    Continua após a publicidade

    “As opções de recuperação econômica estão sobre a mesa. Isso está acompanhado da mobilização cidadã e do povo venezuelano”, destacou Guaidó.

    Riscos

    A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, disse nesta segunda-feria, 4, que as autoridades analisam o comportamento de Guaidó para tomar as medidas necessárias contra ele.

    Ameaçado pelo governo Maduro de prisão, o interino disse não temer os riscos por retornar à Venezuela. De acordo com ele, seu regresso ao país é acompanhado pelo mundo e povo venezuelano. Na transmissão ao vivo, Guaidó estava acompanhado pela mulher, Fabiana.

    Continua após a publicidade

    “Se tentarem me seqüestrar, temos todos os passos a seguir”, disse. “Hoje estamos mais mobilizados do que nunca”, acrescentou. “Se me seqüestrarem, será um dos últimos horrores. No passado, seqüestraram e mataram nossa gente e estamos mais fortes do que nunca”, afirmou.

    Em janeiro, a Suprema Corte da Venezuela, sob controle de Maduro, proibiu Guaidó de deixar o país e congelou seus bens. Porém, a Assembleia Nacional, de maioria oposicionista, aprovou uma licença para o autodeclarado presidente deixar a região.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.