Sobe para 2.700 número de brasileiros que querem ser repatriados
Dados dos cidadãos foram colhidos pela embaixada em Tel Aviv; a maioria é formada por turistas hospedados em Tel Aviv e Jerusalém
O número de brasileiros que demonstraram interesse em ser repatriados após o início do conflito entre Israel e o Hamas ultrapassou 2.700, informou o Palácio do Planalto nesta terça-feira, 10. Os dados dessas pessoas foram colhidos pela embaixada em Tel Aviv. A maioria é formada por turistas hospedados em Tel Aviv e Jerusalém.
Seguindo o protocolo que já havia sido informado, o Ministério das Relações Exteriores vai acomodar os candidatos à repatriação em listas de prioridade. Em um primeiro momento, são priorizados residentes no Brasil, sem passagem aérea.
O Itamaraty continua recomendando que cidadãos brasileiros que possuam passagens aéreas, ou que tenham condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais do aeroporto Ben-Gurion.
O primeiro voo da Força Aérea Brasileira com brasileiros deixou Israel na tarde desta terça-feira com 211 passageiros e tem chegada prevista para as 4h de quarta, em Brasília. Uma segunda aeronave já está na Europa e fará o trajeto entre Israel e o Brasil nesta quarta-feira.
Um terceiro avião decolou do Brasil na tarde desta terça. A aeronave tem capacidade para 60 lugares. Segundo o Itamaraty, estão previstos mais cinco voos até o próximo domingo, 15 de outubro.
Para pedir a repatriação, brasileiros devem se inscrever por meio de um formulário online no site da Embaixada de Tel Aviv.