Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

Suspeito de arquitetar atentado a tiros contra senador colombiano é preso

Elder José Arteaga, conhecido como El Costeño, estava na lista vermelha da Interpol pelo ataque a Miguel Uribe no mês passado; político continua internado

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 5 jul 2025, 18h27

O homem suspeito de arquitetar o ataque a tiros contra o senador colombiano Miguel Uribe Turbay, de 39 anos, pré-candidato à presidência do país, foi preso neste sábado, 5, em uma casa em Bogotá. Segundo a Polícia Nacional da Colômbia, Elder José Arteaga, conhecido como Costeño e Chipi, tem relação com atividades criminais na capital colombiana há, ao menos, 20 anos e seria o responsável por organizar o atentado ocorrido durante um comício em 7 de junho. Atingido na cabeça e na perna, Turbay permanece internado em estado grave, mas estável.

Investigações apontaram a relação do suspeito com o crime e uma recompensa de 300 milhões de pesos colombianos, o equivalente a cerca de R$ 408,5 mil, era oferecida por sua localização. Desde esta sexta-feira, 4, ele estava na lista vermelha da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol).

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Fiscalía General de la Nación (@fiscaliacol)

Em entrevista coletiva, o diretor da Polícia Nacional da Colômbia, general Carlos Fernando Triana, informou que mais de 180 investigadores participaram do trabalho por meio de uma força-tarefa que teve início logo após o atentado contra o membro do partido de oposição Centro Democrático, de direita. Até o momento, cinco pessoas foram capturadas, inclusive o adolescente que fez os disparos.

Quatro diligências foram realizadas em Bogotá até o suspeito ser encontrado. O general destacou a importância da prisão de El Costeño, embora as investigações ainda estejam em andamento para encontrar o autor intelectual da tentativa de homicídio.

Continua após a publicidade

“É um delinquente com mais de 20 anos de trajetória criminal que participou diretamente e organizou desde antes deste atentado criminal, durante e depois com orientações. Ele é como um líder criminal desta organização”, explicou.

Deicy Jaramillo Rivera, delegada para a Segurança Territorial da Procuradoria-Geral da República colombiana, explicou que o suspeito deve responder pelos crimes de tentativa de homicídio, fabricação, tráfico e posse de armas, e uso de menores.

Autores intelectuais

O general Triana informou que as investigações devem continuar, porque a captura do homem que organizou o ato criminoso atingiu o centro da organização, mas ainda é necessário descobrir quem são os mandantes.

Continua após a publicidade

“Trata-se de uma organização relacionada com múltiplos delitos em Bogotá e todas as informações ao redor desse ato lamentável foram alvo da nossa investigação. Há indícios importantes sobre a materialidade do crime e vamos chegar aos autores intelectuais do atentado contra o senador.”

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.