Suspeito de cortar árvore de mais de 300 anos no Reino Unido é preso
Árvore tinha até nome próprio, Sycamore Gap, e apareceu no filme 'Robin Hood' de 1991. Policiais acreditam que jovem de 16 anos seja responsável
Uma árvore centenária do Reino Unido amanheceu cerrada nesta quinta-feira, 28. A Sycamore Gap, nome pelo qual é conhecida no mundo todo, teria sido vítima da ação de um vândalo de 16 anos preso após o incidente, de acordo com a polícia da região de Northumberland.
“Infelizmente, a famosa árvore Sycamore Gap caiu”, anunciou em comunicado o parque nacional do condado de Northumberland. “Temos razões para acreditar que ela foi derrubada deliberadamente”, acrescentou.
A polícia britânica mais tarde foi confirmou a hipótese de “vandalismo deliberado” e disse que um adolescente de 16 anos foi detido sob suspeita de conexão com o crime.
De mais de 300 anos de idade, ela estava plantada ao lado da Muralha de Adriano, um monumento construído na Roma Antiga para delimitar a fronteira do Império Romano, na ilha da Bretanha e evitar a invasão de hordas bárbaras. Cenário marcante do filme “Robin Hood: Príncipe dos Ladrões”, de 1991, estrelado por Kevin Costner, atraiu visitas de milhares de pessoas ao longo de décadas.
A polícia disse que a árvore era um marco de renome mundial e sua perda causou choque, tristeza e raiva entre a comunidade local. Além disso, os agentes de segurança solicitaram o auxílio da população nas investigações, que, segundo eles, estão em estágio inicial e abertas para outras possibilidades.
“Se você viu ou ouviu algo suspeito que possa ser do nosso interesse, por favor nos avise. Qualquer informação pode ser absolutamente crucial para nossas investigações”, afirmou o superintendente da polícia, Kevin Waring.
Um dos responsáveis pela preservação do local, o Fundo Nacional para Locais de Interesse Histórico ou Beleza Natural, também manifestou tristeza com a perda da árvore. O órgão declarou que a espécie era “uma característica importante e icônica na paisagem”.