Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Temporada de furacões atinge pico com o primeiro fenômeno de categoria 5

Tempestade Lee é a 12ª a atingir o Atlântico nesta temporada, que vai até novembro; especialistas preveem mais furacões neste ano do que a média

Por Da Redação
Atualizado em 8 set 2023, 14h30 - Publicado em 8 set 2023, 10h40

O furacão Lee, nesta sexta-feira, 8, se tornou a primeira tempestade de categoria 5 da temporada do Atlântico. Com ventos de até 260 km/h, segundo as autoridades, o fenômeno traz “risco de morte” nas Ilhas Leeward, Ilhas Virgens e Porto Rico durante o fim de semana, embora, em sua trajetória atual, não deva atingir a costa.

Lee é a décima segunda tempestade grande o suficiente para receber um nome nesta temporada de furacões, que vai de junho a novembro. O furacão se intensificou rapidamente da categoria 1 até a 5 no espaço de uma hora na quinta-feira 7.

Na sua última atualização, o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) disse que, embora a tempestade não deva atingir a costa, as ondas geradas em alto-mar deverão atingir partes do Caribe nesta sexta-feira, 8, incluindo as Ilhas Virgens Britânicas, Porto Rico e as Ilhas Turcas e Caicos.

+ Devido a tufão, Hong Kong tem chuva mais forte em ao menos 140 anos

“Essas ondas provavelmente causarão risco de morte e condições de correntes violentas”, acrescentou a atualização do NHC.

Condições semelhantes são esperadas também na costa leste dos Estados Unidos a partir do domingo, 10. O NHC disse que é “muito cedo para saber o nível do impacto” que o furacão terá nos Estados Unidos, Canadá e Bermudas.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, outras tempestades também estão ganhando força na região e a previsão dos meteorologistas é de que a temporada de furacões no Atlântico de 2023 seja mais ativa do que a média.

Antes apenas uma “depressão tropical 14, o fenômeno evoluiu para uma tempestade tropical também na quinta-feira 7 e ganhou o nome de Margot. Espera-se que ela vire um furacão neste fim de semana, em mar aberto no Atlântico.

+ Agosto encerra o trimestre mais quente da Terra

No Oceano Pacífico, o furacão Jova enfraqueceu ligeiramente, passando de uma tempestade de categoria 5 para 4. A tendência é que ele diminua sua intensidade ainda mais no fim de semana.

O impacto das alterações climáticas na frequência das tempestades tropicais ainda não é claro, mas o aumento da temperatura da superfície do mar aquece o ar e disponibiliza mais energia para impulsionar furacões. Como resultado, é provável que as tempestades sejam mais intensas, mais frequentes e com chuvas mais extremas.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.