Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Terceira via nos EUA? Eleitores não querem nem Trump, nem Biden em 2024

Segundo pesquisa de opinião da News Nation/Decision Desk, cerca de 60% dos americanos preferem um candidato diferente de seu atual ou ex-presidente

Por Amanda Péchy
28 jul 2022, 12h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Nem Trump, nem Biden. Soou familiar? Parece que o bordão da chamada “Terceira Via” brasileira ecoou até Washington, porque uma pesquisa de opinião da NewsNation/Decision Desk HQ, nos Estados Unidos, revelou nesta quinta-feira, 28, que a maioria dos eleitores americanos não quer que o atual presidente Joe Biden, nem o ex, Donald Trump, concorram nas próximas eleições presidenciais em 2024.

    Entre a amostra geral de eleitoras, mais de 60% disseram que Biden não deveria concorrer novamente, enquanto 57% acham que Trump deve ficar de fora do pleito.

    Entre os eleitores registrados do Partido Democrata, 30% rejeitam uma nova candidatura do atual presidente. Entre o eleitorado republicano, 26% preferem outro nome a Trump.

    O índice de aprovação de Biden caiu vertiginosamente desde abril, e agora está na casa dos 30%. Uma pesquisa recente, da Monmouth, revelou que apenas 10% dos americanos acreditam que o país está indo na direção certa.

    Só que, espelhando a situação brasileira, a convicção dos “nem-nem” parece sumir a partir do momento em que são perguntados: então, em quem você quer votar? Segundo a pesquisa, a maioria dos entrevistados não sabe quem é seu candidato.

    Questionados sobre quem seria o candidato democrata preferido se Biden não concorresse, a alternativa “outra pessoa” atraiu 44,2% de apoio. Entre os nomes indicados, no entanto, a vice-presidente Kamala Harris liderou com 16,1%, seguida por Bernie Sanders, o senador autoproclamado socialista de 80 anos, com 10,7%.

    Continua após a publicidade

    Também foram citados Gavin Newsom, governador da Califórnia, com 8,9%; e Pete Buttigieg, secretário de Transportes, que também concorreu em 2020, com 7,8%. A congressista progressista de Nova York Alexandria Ocasio-Cortez também foi mencionada por um número menor de eleitores.

    Do lado republicano da lista, “outra pessoa” também liderou, com 38,1% dos votos. Ron DeSantis, governador da Flórida, atraiu 23,4% de apoio e Mike Pence, vice-presidente de Trump, recebeu 20,5%.

    + Como o governador da Flórida virou um dos republicanos mais influentes

    Os eleitores republicanos também mencionaram nomes como Nikki Haley, ex-embaixadora das Nações Unidas, o senador do Texas Ted Cruz e o governador do Texas, Greg Abbott.

    Biden, aos 79 anos, é o presidente mais velho já empossado. Ele já reiterou que pretende concorrer à reeleição em 2024.

    Continua após a publicidade

    “Sou um grande respeitador do destino”, disse ele em dezembro. “O destino interveio na minha vida muitas e muitas vezes. Se estou com a saúde que estou agora, se estou com boa saúde, na verdade eu concorreria de novo.”

    + Biden, um presidente reeleito aos 82 anos? Americanos não querem isso

    Seu primeiro mandato é marcado por crises: da retirada do Afeganistão à guerra da Rússia contra a Ucrânia, da pandemia de coronavírus à crise inflacionária em casa. O ataque de apoiadores de Trump às eleições e aos direitos de voto nos Estados Unidos também ocorreu durante a passagem de Biden na Casa Branca.

    Trump sugeriu que, em breve, anunciará sua terceira corrida presidencial, possivelmente como forma de evitar possíveis acusações criminais relacionadas à sua tentativa de mudar o resultados das eleições, assim como a invasão ao Capitólio – que, os democratas tentam provar, foi incitada por ele.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.