Terremoto atinge sudoeste do México, mas não há registro de vítimas
A presidente Claudia Sheinbaum informou que representantes do Comitê Nacional de Emergência relataram não ter registrado incidentes

Um terremoto sacudiu a região sudoeste do México na manhã deste domingo, 12. O epicentro do tremor de magnitude 6.1 foi identificado a oito quilômetros do município de Coalcomán de Vázquez Pallares, de 20 mil habitantes, localizado a 600 quilômetros da capital, a Cidade do México.
Vídeos postados nas redes sociais mostram o momento em que a terra treme no México. Algumas imagens mostram construções balançando e populares nas ruas. O terremoto teria ocorrido a uma profundidade de mais de 80 quilômetros. O terremoto foi monitorado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos, que acompanha os tremores e analisa a magnitude, com base na Escala Richter.
Não houve registro de vítimas e ainda não foi feito um balanço dos danos. O terremoto atingiu uma magnitude de 6,2 na Escala Richter. A presidente do México, Claudia Sheinbaum, postou informação na redes social X sobe o tremor. Segundo ela, representantes do Comitê Nacional de Emergência relataram não ter registrado incidentes e iniciaram todos os protocolos para checar a extensão do terremoto.
País tem um histórico de grandes terremotos
O México tem um histórico de grandes terremotos. O país está localizado sobre cinco placas tectônicas, que são grandes blocos rochosos semirrígidos que compõem a crosta terrestre e que se movimentam sobre o mando de forma contínua e lenta. Os terremotos são causados pela movimentação destas placas, que podem afastar ou se aproximar uma das outras.
Em 2017, um terremoto de magnitude 7,1 na Escala Richter matou 369 pessoas, a grande maioria na capital Cidade do México. O terremoto deixou um rastro de destruição, com prejuízos materiais.
Mas um dos piores terremos já registrados na história do México ocorreu em 1985. Nesse ano, foi registrado um terremoto de magnitude 8,1 na Escala Richter, com o epicentro na costa do Pacífico. O grande terremoto matou 10 mil pessoas e deixou outras 5 mil desaparecidas, além de prejuízos bilionários. Este terremoto foi tão forte que deixou mais de 100 mil desalojados no país, grande parte na capital Cidade do México.