Terremoto de magnitude 6,4 atinge sul das Filipinas
Não houve registro imediato de danos ou vítimas, mas agência sismológica filipina alerta que pode haver abalos secundários
Um terremoto de magnitude 6,4 atingiu as ilhas do sul das Filipinas nesta quarta-feira, 7, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Não houve registro imediato de danos ou feridos, e a intensidade do sismo foi reduzida em relação a uma medição anterior (de 6,7).
O USGS disse inicialmente que o tremor ocorreu a uma profundidade de 10 km, a cerca de 68 km de Baculin, uma vila na cidade de Hinatuan, na província de Surigao do Sul.
A agência sismológica filipina Phivolcs, que também mediu o tremor em magnitude 6,4, mas profundidade de 23 km, alertou para a possibilidade de danos e abalos secundários. O tremor ocorreu às 11h02 locais (02h02 em Brasília).
A polícia e as autoridades de gestão de desastres próximas ao epicentro do terremoto disseram que não houve relatos imediatos de danos ou feridos.
“Não foi tão forte, mas as pessoas correram para fora de casa”, disse Joey Monato, chefe de polícia local de Hinatuan.
O diretor do Phivolcs, Teresito Bacolcol, afirmou à agência de notícias Reuters que o epicentro do terremoto estava localizado a menos de 10 km de onde dois fortes sismos atingiram a região em outubro, matando sete pessoas.
Bacolcol acrescentou que era improvável que houvesse alertas de tsunami devido ao tremor desta quarta-feira.
“Não gerará ondas de tsunami destrutivas, porque é profundo”, disse ele.
As Filipinas vivem frequente atividade sísmica devido à sua localização ao longo do “Anel de Fogo”, uma zona no Pacífico onde há importantes fronteiras de placas tectônicas, conhecida por terremotos e erupções vulcânicas.






