Um terremoto com magnitude de 7,5 graus na escala Richter foi detectado no Alto Amazonas do Peru, a cerca de setenta quilômetros a sudeste do distrito de Lagunas, segundo informou o Instituto Geofísico peruano (IGP). De acordo com informações do Centro de Operações de Emergência Nacional (COEN) do país, pelo menos uma pessoa morreu e outras cinco ficaram feridas.
A vítima morreu por causa do desprendimento de uma rocha durante o tremor na região de Cajamarca, no norte dos Andes peruanos. A maioria dos feridos está na cidade amazônica de Yurimaguas, a mais próxima do epicentro, onde o presidente do Peru, Martín Vizcarra, chegou neste domingo junto com duas ministras para fazer uma avaliação dos danos.
Através de um tuíte, o IGP informou que o tremor foi sentido às 2h41 (horário local, 3h41 em Brasília) a uma profundidade de 141 quilômetros.
A imprensa peruana informa que o movimento também foi percebido na capital do Peru, a 923 quilômetros do epicentro. O perfil dos bombeiros do Peru no Twitter informou que na cidade de Yurimaguas houve queda de luz e desabamentos. Martín Vizcarra pediu em sua conta no Twitter que a população mantenha a calma.
(Com EFE)