Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Terremoto no noroeste do Haiti mata 11 pessoas

Sismo atinge região de Port-de-Paix; governo cria comitê de gestão da crise para coordenar emergência

Por Da Redação
Atualizado em 7 out 2018, 14h06 - Publicado em 7 out 2018, 09h48
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um terremoto de magnitude 5,9 graus na escala Richter foi registrado na noite deste sábado ao norte de Port-de-Paix, no noroeste do Haiti.  Segundo o Secretário de Estado de Comunicação, Eddy Jackson Alexis, pelo menos 11 pessoas morreram em decorrência do sismo.

    O epicentro do terremoto foi registrado a 20 quilômetros ao norte de Port-de-Paix e a 175 quilômetros de Porto Príncipe, a uma profundidade de 15,3 quilômetros, às 20h11 (21h11 em Brasília), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

    De acordo com um comunicado da Defesa Civil, várias pessoas ficaram feridas em Port-de-Paix, Gros-Morne, Chansolme e na ilha de Tortuga, onde há casas destruídas ou danificadas. Em Plaisance, no Norte, a igreja de Saint-Michel também ficou danificada.

    A Defesa Civil informou que não se emitiu um alerta de tsunami em relação a este terremoto.

    O primeiro-ministro haitiano, Jean Henry Ceant, anunciou em sua conta de Twitter a criação de um comitê de crise, que incluirá vários ministros, para coordenar a emergência.

    Pouco depois de ser registrado o terremoto, o presidente haitiano, Jovenel Moise, confirmou no Twitter que o tremor tinha causado danos no norte do país e pediu à população para manter a calma.

    Continua após a publicidade

    Moise afirmou que o sistema de gestão de riscos e os serviços regionais de Defesa Civil estão em alerta para ajudar os habitantes das regiões afetadas.

    A Defesa Civil informou em seu comunicado que suas equipes estão trabalhando em todo o país, especialmente no noroeste, onde foram sentidas duas réplicas menores do tremor.

    O terremoto foi sentido tanto na capital haitiana como em outras cidades do sul do país, assim como em vários pontos da República Dominicana. Neste país, o tremor foi sentido na capital, em Santiago e em outras províncias.

    O país ainda enfrenta os traumas causados pelo terremoto de janeiro de 2010, que arrasou a capital Porto Príncipe. Mais de 200 mil pessoas morreram e 250 mil ficaram feridas. Com metade das construções destruídas, mais de 1,5 milhão de habitantes ficaram desabrigados.

    Continua após a publicidade

    O Ministério das Relações Exteriores informou não haver registro de brasileiros entre as vítimas do terremoto e, em nota, lamentou e manifestou a solidariedade do governo brasileiro aos haitianos. “O Itamaraty seguirá acompanhando a situação, por meio da Embaixada do Brasil em Porto Príncipe, em coordenação com a Divisão de Assistência Consular (DAC)”, completou.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.