Um terremoto de 6,8 graus na escala Richter atingiu o sul da Bolívia na manhã desta segunda-feira. De acordo com informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor aconteceu a 557 quilômetros de profundidade, a cerca de 13 quilômetros de um local chamado Carandayti, próximo da fronteira com a região norte do Paraguai.
O Observatório Sismológico de San Calixto não reportou nenhuma vítima nem danos materiais profundos. O centro boliviano calculou a magnitude do terremoto em 6,6.
[googlemaps https://www.google.com/maps/d/embed?mid=13DyQ-diUqGwgtzIEiPEd-LG55etuWyW7&w=640&h=480%5D
O USGS explicou que o terremoto ocorreu às 9h40 do horário local (10h40 em Brasília) na região de Chuquisaca, perto das fronteiras com a Argentina e o Paraguai.
Segundo o jornal El Deber, as regiões de Cochabamba e Tarija, no centro e sul do país, também foram atingidas pelo terremoto.
O diretor da Unidade de Gestão de Risco da prefeitura de Tarija, Boris Fernández, disse que na parte leste da cidade pessoas tiveram de deixar suas casas e alguns edifícios de escritórios por razões de segurança.
O tremor também foi sentido em Brasília e na região central de São Paulo, de acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília.
Funcionários de edifícios comerciais da Avenida Paulista e da sede do Ministério Público na Rua Riachuelo, foram retirados por precaução na capital paulista. Não há relatos de feridos.
Segundo a imprensa chilena, o terremoto também foi sentido nas cidades de Arica, Parinacota, Tarapacá e Antofagasta, no norte do Chile.